A Zeno.FM Station
RÁDIO NOSSA JOVEM GUARDA: Primeiro single dos Beatles, "Love Me Do", chega ao domínio público na Europa

janeiro 15, 2013

Primeiro single dos Beatles, "Love Me Do", chega ao domínio público na Europa

Capa do single "Love Me Do" que entrou em domínio público na Europa

A nova legislação que rege os direitos autorais na Europa é polêmica. De acordo com a regra, os direitos autorais sobre as músicas expiram 50 anos após sua gravação. Ou seja, músicas gravadas em até 1962 estão desprotegidas desde 31 de dezembro do ano passado. "Love me do", primeiro single dos Beatles, é uma dessas canções.

Segundo informações da Complete Music Update, embora exista um movimento para uma nova lei a caminho, estendendo os direitos de proteção para 70 anos, essas mudanças não acontecerão antes de novembro. Tanto é, a gravadora Sony lançou recentemente uma coleção de sobras de estúdio de Bob Dylan em edição limitada para manter os direitos sobre o material. A permissão de uso do disco de estreia de Dylan expirou junto com "Love me Do".

Essa nova legislação europeia inclue uma cláusula de "use ou perca", o que significa que as gravadoras que possuem os direitos de gravações lançadas antes de 1963 devem usá-las em seus produtos, ou ainda o artista pode requerer o controle pelos direitos.

'Love Me Do" poderá ser usada livremente sem custos por empresas, campanhas publicitárias, jingles, trilhas sonoras, etc. Você concorda com esse processo?



Fonte: O Tempo

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...