A Zeno.FM Station
RÁDIO NOSSA JOVEM GUARDA: 10 febres adolescentes

agosto 07, 2013

10 febres adolescentes

1- The Beatles

É provável que os Beatles tenham sido a maior febre adolescente de todos os tempos. A banda estourou nos anos 60,

mas até hoje é considerada a mais influente do século XX. A popularidade dos garotos de Liverpool era tão alta que, em 1966, John Lennon chegou a declarar que sua banda era mais conhecida que Jesus Cristo.

2- Punk

As roupas tinham aparência agressiva, ornamentadas por itens sadomasoquistas, pregos, pinos, rasgos e retalhos. Mas, mais que um estilo de música e moda, foi um movimento social que surgiu na Inglaterra para questionar os valores sociais vigentes. Em 1975, surgiu a banda Sex Pistols, que usava roupas com suásticas nazistas, símbolos comunistas, acessórios sadomasoquistas, tudo ao mesmo tempo. A ideia era debochar mesmo da cultura e da política daquele momento. No Brasil, a primeira banda foi Restos de Nada, formada em 1978, que fazia músicas para protestar contra a ditadura militar.

3- Mullets

O corte de cabelo curto na frente e comprido atrás era o último grito da moda nos anos 80. Surgiu com o roqueiro Ziggy Stardust (David Bowie) nos anos 70, mas ganhou força mesmo na década seguinte.

4- Clubbers

Foi um movimento contrário ao Punk, pois não havia engajamento social. O objetivo era mesmo se divertir. Os clubbers eram os adeptos a música eletrônica (Techno, Trance, Trip-Hop, House, Jungle) e a vida noturna das festas rave. A aparência era extravagante: roupas coloridas, estampas de desenhos japoneses, acessórios com estrelas, brilhos, piercings e cabelos com cores diferentes, como roxo ou verde.

5- Emo

O temo surgiu nos Estados Unidos para se referir a uma nova geração de bandas de “hardcore emocional” em meados dos anos 80. No Brasil, a moda começou a se espalhar por volta de 2003. As músicas das bandas consideradas emos, como NZ Zero e Fresno, são marcadas pelas letras tristes, melancólicas. E os adolescentes incorporaram essa onda. Os emos tinham franjas compridas, caídas sobre os olhos cheios de maquiagem preta. O cabelos eram coloridos. As roupas, pretas e/ou listradas. Para os pés, a moda era o tênis All-Star.

6- Happy Rock

As franjas sobre o rosto ficaram, mas os emos pararam de chorar. O termo “happy rock” foi inventado pelos integrantes da banda Restart. Por isso, os adolescentes que seguiam a moda dos óculos enormes e roupas multicoloridas se auto-denominaram “família Restart”. Outras bandas do gênero são Cine e Replace. Também faz parte da moda fazer corações com as mãos: primeiro, é preciso unir os dedos correspondentes (indicador com indicador, médio com médio, etc). Depois, todos os dedos ficam curvados para baixo, exceto os polegares.

7- Menudos

Nos anos 80, as meninas adolescentes só tinham um assunto: Menudos! Cada integrante da banda porto-riquenha tinha um fã clube oficial. Os rostos dos meninos estampavam broches, agendas, revistas e pôsteres. A banda influenciou o surgimento de outros sucessos como Polegar e Dominó.

8- Harry Potter

É uma das raras febres adolescentes que começaram com um livro, lido por milhões de jovens ao redor do mundo. Depois que chegou ao cinema, o bruxinho conquistou ainda mais fãs. O personagem leva as meninas à histeria do jeito que as boybands dos anos 90 faziam.

9- High School Musical

A série foi criada pelo canal Disney Channel, e rapidinho conquistou as crianças e adolescentes. Em 2008, o grupo veio ao Brasil. Os preços dos ingressos para os shows chegavam a 600 reais, mas nem isso desanimou o público: muitos fãs ficaram sem ingressos.

10- Crepúsculo

Assim como Harry Potter, esta febre adolescente começou com um livro. O enredo, que trata dos temas amor e medo, envolveu uma geração inteira. O primeiro filme da saga custou 37 milhões de dólares, mas em 3 semanas de exibição já tinha arrecadado 150 milhões. Nos cinemas, ouviam-se gritos histéricos todas as vezes que o vampiro interpretado por Robert Pattinson surgia nas telas.










Fonte:Informações www.guiadoscuriosos.com.b

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...