A curiosidade é lembrada até hoje pelo próprio Departamento de Trânsito do Pará (Detran-Pa), que mantém os dados e as fotos do cantor em seus arquivos no Memorial do Trânsito. As fotos foram feitas por Guilherme Gianino, e registraram parte da segunda passagem do Rei Roberto Carlos por Belém, em 1965, quando ele ainda estava no início de sua brilhante carreira. A cantora Wanderlea também aparece ao lado de Roberto.
Nas imagens o rei aparece nas dependências da antiga Indústria de Cigarros Tabaqueira, que promoveu o show realizado no então Theatro São Cristóvão, em São Brás. Era dezembro e o clima de natal contagiava a capital paraense. Por ocasião da visita, o cantor recebeu de presente da indústria uma coleção de cachimbos artesanais.
Em 1964, Roberto Carlos também havia estado em Belém, onde fez um show, ocasião em que tirou sua primeira carta de motorista, como conta Guilherme Gianino.
“No dia 12 de maio de 1964 o cantor procurou a então Delegacia Estadual de Trânsito para realizar os exames necessários e assim tirar o seu documento. Nesse ano, o titular do órgão era o senhor Hermínio Calvinho, que solicitou ao Auxiliar de Divisão Célio Jorge Corrêa, para que atendesse ao jovem artista. Roberto Carlos, após aprovação nos exames, recebeu a CNH de número 30.510”, lembra.
Quando questionado como se sente ao relembrar do fato, o antigo funcionário Célio Jorge não consegue esconder a emoção. Ele lembra que Roberto Carlos lhe disse na época que tinha muita fé e convicção que seria um cantor de sucesso. De acordo com Célio Jorge, naquele ano já dava para se fazer uma projeção do sucesso que o ” Rei” teria. ”Eu acreditava nele, na potencialidade dele. Na época eu pertencia ao Trio Sayonara e nós cantávamos muitas músicas da Jovem Guarda, inclusive as dele”, disse.
Roberto Carlos era apenas um artista que caminhava para a carreira de sucesso, conquistada curiosamente por uma canção relacionada com o trânsito: ”Parei na contra-mão”. Como muitos outros artistas, conquistava um público pequeno e tinha que visitar os colégios para distribuir convites gratuitos para os estudantes e assim ter um bom número de gente na plateia.
Para os curiosos e fãs aqui vão alguns dados fornecidos pelo cantor para o preenchimento de seu prontuário:
Nome: Roberto Carlos Braga
Natural: Espírito Santo
Data de Nascimento: 19/04/1941
Pai: Robertino Braga
Mãe: Laura Moreira Braga
Cor: branca
Cabelos: Castanhos
Carteira de Identidade: nº 287.634
Número da carteira de Habilitação recebida:30.510
O curioso, é que no ato da retirada da sua habilitação, Roberto Carlos forneceu o seguinte endereço: Central Hotel – apartamento 303. Quem quiser ver de perto o prontuário do cantor Roberto Carlos, pode fazer uma visita ao Memorial do Trânsito no Detran.
Fonte:diarioonline.com.br