A Zeno.FM Station
RÁDIO NOSSA JOVEM GUARDA: Roberto Carlos faz 80 anos

abril 18, 2021

Roberto Carlos faz 80 anos


 O cantor mais popular do Brasil segue no pedestal que construiu para si próprio – com apoio dos fãs. Dois livros revelam os últimos detalhes desconhecidos do gênio vocal

Quando uma pessoa completa 80 anos, e passou 64 destes em exposição pública, pouco ou nada há para dizer sobre ela, em especial quando se trata de um ídolo popular do porte do cantor Roberto Carlos – chamado desde os anos 1960 no Brasil de Rei da Jovem Guarda, ao feitio do título de Elvis Presley, o Rei do Rock.

Mas, por mais que esses títulos soem exagerados e fantasiosos, a efeméride também assinala o momento para o balanço da carreira e da contribuição do artista, além de uma ocasião para revelar detalhes de vida que possam ter passado despercebidos ao longo dos anos.

Nas comemorações que mobilizam o público brasileiro e sua memória afetiva, uma série eventos acontecem a partir de 19 de abril, a data em que Roberto Carlos Braga nasceu, em Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, no ano de 1941, quarto filho da costureira Laura Moreira Braga (a Lady Laura homenageada em uma canção de sucesso) e do relojoeiro Robertino Braga.

Dessa vasta quantidade de festas, destacam-se dois lançamentos que se propõem apresentar, com rigor e seriedade, uma revisão da carreira: a biografia “Roberto Carlos: Por isso essa voz tamanha”, de Jotabê Medeiros, e o ensaio “Querem Acabar Comigo”, de Tito Guedes. As duas pesquisas, cada uma a seu modo, ajudam a compreender melhor Roberto, a partir de perspectivas que abrangem uma longa duração.

Roberto amealha hoje um acervo de mais de 500 canções (algumas clássicas), 43 discos de carreira (muitos célebres), 140 milhões de discos vendidos, centenas de apresentações que acontecem continuamente desde 1966, além de aparições em rádio, televisão, internet e redes sociais que não permitem que o público se esqueça dele. Seria injusto, não? Afinal, ele nunca deixou de expandir o seu universo.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...