A Zeno.FM Station
RÁDIO NOSSA JOVEM GUARDA: ‘The Beatles’: O legado eterno da banda, quase 60 anos depois

agosto 13, 2020

‘The Beatles’: O legado eterno da banda, quase 60 anos depois

 

A 12 de agosto de 1962, a formação dos Beatles transformou-se. Pete Best, o antigo baterista da banda, viria a ser substituído por Ringo Starr, que veio assim fechar o alinhamento mais conhecido do mundo, juntamente com John Lennon, Paul McCartney e George Harrison. Desde então, o sucesso da banda descolou e, ainda hoje, não aterrou. A banda continua a ser uma das mais ouvidas do mundo, o seu merchandise, o mais comprado, e os seus discos continuam a ser vendidos em massa. Como é possível que uma banda continue a influenciar-nos mais de 50 anos depois da sua formação?


É inevitável falar dos progressos que os Beatles vieram trazer para o mundo da música. Com a ajuda de George Martin, produtor musical que acompanhou a banda até à separação (carinhosamente apelidado de “O Quinto Beatle”), os Fab Four voaram mais alto – as suas orientações, os arranjos que criou de raiz especialmente para a banda, e a sua contribuição em instrumentos de teclas (em músicas como ‘Lovely Rita’, ‘Because’ e ‘Fixing a Hole’) acabavam por aperfeiçoar as talentosas composições. No entanto, o alcance dos Beatles não se cinge à produção musical, e os quatro artistas revolucionaram várias áreas da sociedade, revelando-se verdadeiros trendsetters dos anos 60 e mantendo esse estatuto até hoje.


Uma das grandes revoluções que os Beatles trouxeram para o comércio dos discos de vinil é encontrada em Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band. Editado em 1967, foi o primeiro disco a trazer as letras das canções impressas no verso, e, para além disso, veio dar uma maior importância à capa, tornando-a num artigo de coleção. O mesmo disco trazia, ainda, pins decorativos e recortes, adicionando mais um estímulo sensorial à experiência do ouvinte.


No que toca a moda, o início dos Beatles não teve nada de surpreendente. Os cabelos à tigela e os fatos a condizer procuravam consensualidade e passava uma imagem de bons rapazes que conquistou as fãs adolescentes. Ao longo do tempo, no entanto, cada membro dos Beatles foi formando a sua própria personalidade e, consquentemente, estilo. As barbas e bigodes por fazer já eram um marco na época de Rubber Soul, mas as roupas coloridas acetinadas, o psicadelismo e as experiências com drogas alucinogénicas de Sgt Pepper’s e Magical Mystery Tour também foram um marco na moda masculina, que já contava com as influências hippie da contracultura.


As calças à boca de sino e camisas de seda multicolor podem já não estar em voga hoje, mas as referências dos Beatles ainda sobressaem. A banda ajudou a pôr Liverpool na rota do turismo britânico, tornando a Cavern Club (bar onde os Beatles deram os seus primeiros concertos), Penny Lane,  Strawberry Field, e a própria casa onde John Lennon passou a sua infância em pontos turísticos imperdíveis. Em Londres, a passadeira de Abbey Road, em frente à Apple Corps (capa do álbum Abbey Road) é visitada diariamente por fãs da banda.



Fonte: espalhafactos.com

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...