A Zeno.FM Station
RÁDIO NOSSA JOVEM GUARDA: Cantor Nelson Ned 'O pequeno gigante da canção'

abril 03, 2013

Cantor Nelson Ned 'O pequeno gigante da canção'

Nelson Ned d'Ávila Pinto (Ubá, estado de Minas Gerais, 2 de março de 1947) é um cantor brasileiro.

Nos anos 60 começou a se apresentar e gravar discos, inclusive nos países da América Latina, onde é extremamente popular. Com repertório voltado para a música romântica, seus shows atraem multidões em estádios e teatros. Como compositor, já teve músicas gravadas por Moacyr Franco, Antônio Marcos, Agnaldo Timóteo e outros.

Ganhou Discos de Ouro no Brasil e já se apresentou algumas vezes no Carnegie Hall, em Nova York. A partir de 1993 passou a cantar músicas evangélicas, após ter-se convertido. Lançou em 1996 a biografia "O Pequeno Gigante da Canção", uma referência à sua condição de anão.

Internacionalmente, foi o primeiro artista da América Latina a vender um milhão de discos nos Estados Unidos com o sucesso "Happy Birthday My Darling" (Feliz aniversário meu amor) em 1974.

Conhecido como O Pequeno Gigante da Canção, Nelson Ned foi o único artista da América Latina a lotar quatro vezes o Carnegie Hall.

A partir de 93, convertido à igreja evangélica, passou a trabalhar apenas com repertório religioso, mantendo, entretanto, seu público fiel.

Como compositor,já teve músicas gravadas por Moacir Franco, Antônio Marcos, Agnaldo Timóteo e outros.

Nelson Ned lotou quatro vezes o Carnegie Hall, fez sucesso na América Latina e é considerado O Pequeno Gigante da Canção pela extensão de seu vozeirão em contraste com sua altura, de apenas 1,12m.

Em 1960, Nelson Ned estreou na música interpretando "Eu Sonhei Que Tu Estavas Tão Linda", de Lamartine Babo, mas o sucesso veio com a música auto-referente "Tamanho Não É Documento", parceria com Hamilton Gouveia Bastos.


Em 1960, venceu o primeiro Festival da Canção argentino com "Tudo Passará", que foi o pontapé inicial para uma carreira internacional de sucesso.

Nos Estados Unidos,apresentou-se várias vezes no Carnegie Hall, e foi o primeiro artista latino-americano a alcançar a marca de 1 milhão de discos vendidos.

Nelson Ned emplacou alguns grandes sucessos ao longo de sua carreira, como "Será, Será", "Se Eu Pudesse Conversar com Deus" e "Não Tenho Culpa de Ser Triste", mas o auge de sua popularidade veio na década de 80, com "Caprichoso" (84) e uma série de participações em programas de rádio e TV.

Não conseguimos detalhes de como está Nelson Ned nos dias de hoje, algumas fontes revelam que Nelson Ned passa por problemas de saúde e problemas financeiros.



LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...