A Zeno.FM Station
RÁDIO NOSSA JOVEM GUARDA: A guerra fria e a juventude dos anos 60

abril 16, 2013

A guerra fria e a juventude dos anos 60




Em uma época de plena guerra fria cuja cultura capitalista que exaltava o trabalho, a especialização da mão-de-obra, o lucro, a razão e a objetividade, surge em contraposição à esses valores uma contracultura jovem que acreditava que apenas em uma sociedade livre da opressão capitalista do homem pelo homem é que o indivíduo poderia ser livre e autônomo.
A juventude dos anos 60 pregava que apenas o homem consciente de sua liberdade poderia libertar a sociedade de todos os males que sofria, um ideal que vai de total oposição ao que era imposto pela sociedade de consumo.



A guerra do Vietnã

A juventude estudante dos anos 60, sobre a influencia do tema "paz e amor", era totalmente contra a guerra que ocorria no Vietnã na qual chamavam de desnecessária e absurda, devido a morte de milhares de jovens americanos por injusta causa. Tendo o guerrilheiro Che Guevara como principal inspiração, os jovens organizavam protestos para expor sua oposição a tal guerra.

Principais líderes
Che guevara

Jimi hendrix


Sex, drugs and rock 'n' roll



Músicos com os Beatles e Jimi Hendrix foram de fundamental importância para a expansão do movimento jovem, também conhecido como hippie.

A realização de revoluções alternativas em encontros comunitários e concertos de rock buscavam apenas o direito do homem ser livre e feliz longe das guerras e da dominação da sociedade industrial.

O slogan Sex, Drugs and Rock 'n' Roll prega essa busca do prazer individual pela coletividade.











LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...