A Zeno.FM Station
RÁDIO NOSSA JOVEM GUARDA: Marcas famosas e seus nomes

agosto 20, 2013

Marcas famosas e seus nomes

Quase todo mundo já se perguntou um dia: ‘Quem inventou o nome da Coca Cola’? E claro, porque (e como) a marca conseguiu tanto sucesso.

Na maior parte dos casos, a escolha das grandes marcas se deu quase que por acidente.

Foi assim com o twitter que surgiu inicialmente com o nome “Status”. O nome porém, não agradava nem a seus fundadores, que resolveram ir em busca de algo melhor. Surgiram ainda os nomes: “twitch” que, em inglês, significa algo como “estremeção” – o que lembraria a vibração do celular no seu bolso quando você recebe alguma SMS. Então, vagando pelo dicionário em busca de alternativas, surgiu a ideia que permanece até hoje: Twitter, para pequenas quantidades de informação.

Esfirra famosa: Nada mais próximo do que um amigo não é mesmo? E foi a afetividade que motivou a criação da marca da esfirra mais famosa do Brasil. Habib significa ‘amado’ ou ‘querido’, em árabe. Habib também é utilizado por casais, para chamar o companheiro ou companheira de ‘amor’, ‘meu amor’, e outros apelidos carinhosos.

Email: O nome Hotmail surgiu de brincadeiras com as palavras “hot” (quente) e “mail” (correio). Mas isso não é tão óbvio quanto parece. A inserção das letras “HTML” também ficavam em evidência na marca. Quando o usuário acessava o seu email, visualizava o site como “HoTMaiL” – uma forma de destacar o código de programação utilizado para se desenvolver páginas na internet.

Google/ A palavra veio de um termo matemático utilizado para expressar o número 1 seguido de 100 zeros: “Googol”. Se a ideia era buscar algo que representasse “toneladas” de informação, o primeiro passo já tinha sido dado. Todavia, a variação dessa palavra (a marca conhecida como Google) surgiu, segundo boatos, de um simples erro de digitação na hora em que foram buscar pelo domínio desejado. Já outras pessoas afirmam que os fundadores da empresa não contaram com o “acaso” e simplesmente quiseram brincar com a palavra “Googol”, encontrando assim, a alternativa: Google.

Tokyo Denki e Shibaura Seisakusho, até então dois comuns cidadãos japoneses, fundaram uma empresa que hoje leva os seus respectivos nomes para todos os cantos do planeta. Com certo “bloqueio criativo” para batizar a empresa, os dois sócios decidiram unir seus nomes e formar o nome da empresa: Toshiba.
Confira como surgiram outras marcas de sucesso:

Skype: O nome original era “Sky-Peer-to-Peer”, que mais tarde derivou para “Skyper” e finalmente para a sua forma actual “Skype”

Adidas: Abreviatura do nome do fundador Adolf (conhecido pelo diminutivo ‘Adi’) Dassler

IBM: Iniciais de “International Business Machines”

Coca-Cola:O nome deriva de dois dos ingredientes da receita original: a folha de Coca e a noz de Cola (“Kola” em inglês). O fundador John S. Pemberton decidiu substituir o ‘K’ de ‘kola’ por um ‘C’ porque resultava melhor graficamente.

Pepsi: Derivado do nome da enzima digestiva “pepsina”

Volkswagen: significa ”carro do povo” em alemão

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...