A Zeno.FM Station
RÁDIO NOSSA JOVEM GUARDA: O Abba volta 35 anos depois

abril 29, 2018

O Abba volta 35 anos depois


Não há quem já tenha passado dos 40 anos e não tenha ouvido ou dançado ao som da banda Abba, mesmo sem saber que era a música deles que estava rolando. Que bom que alguns grandes ícones de um passado não tão distante ainda estejam por aí a nos fazer relembrar os tempos da juventude.

Quem diria que em 2018 ouviríamos uma música nova do Abba. Pois eles estão voltando! A banda sueca anunciou nesta sexta-feira que gravou as primeiras novas músicas desde a separação, no longínquo ano de 1982. E olha que curioso, marca dos novos tempos: avatares representando o Abba irão se apresentar em shows.

A sigla Abba é a junção das iniciais de Benny Andersson, Anni-Frid "Frida" Lyngstad, Björn Ulvaeus e Agnetha Fältskog, atualmente senhores e senhoras na faixa dos 60/70 anos. "Foi como se o tempo tivesse parado e tivéssemos apenas tirado umas férias...", disseram os integrantes do fenômeno pop dos anos 70, ao anunciar a novidade.

Para quem não sabe, as músicas do Abba embalavam os namoros da época da Discoteca e também nos levavam a dançar sob as psicodélicas e altamente 'chapantes' luzes estroboscópicas refletidas em um globo cheio de pequenos espelhos que girava lá no alto, fazendo parecer que estávamos em câmera lenta. Tudo isso criava um empolgante clima romântico como não se vê mais.

A canção "Dancing Queen" era um dos hinos. Ninguém ficava sentado, nem mesmo quem estava quase conseguindo pegar na mão da menina pela primeira vez e já pensava no beijo sem língua que viria a seguir. Seria o som de fundo desta crônica. Aliás, escrevi boa parte deste texto ouvindo a música, que representava o auge dos embalos de sábado à noite.

Olha aí, querida Cristina Berriel Aidar, queremos ouvir as novidades do Abba no Dancin' Days da ABCC, no próximo sábado (dia 5), no On The Road. Será que vai dar tempo? Atenção, Banda Suprassumo e DJ Alfredo Garcia! (Rsrsrsrs)

Que bom que o bom sempre reaparece. Ontem, por exemplo, Craveiro e Cravinho, dupla que canta o autêntico sertanejo de raiz, esteve no Sesc, em Bauru. "Todos nós temos na vida// Saudade, recordação// Em nossa alma escondida// Que nos aperta o coração... Um lenço branco, uma medalha// Um retratinho já desbotado// Nossa memória que nunca falha// E tudo isso lembra o passado..." Trechos da música "Recordações", que eles devem ter cantado.

E ainda nesta semana, além da festa Dancing' Days, a cidade de Dois Córregos, a 75 quilômetros de Bauru, terá a oportunidade de cantar com o impagável Os Gatos, de Ado Francischone e cia, com grandes sucessos dos anos 60 e 70. No dia 12, vão cantar em um coreto, em plena praça pública. Mas antes, no dia 5 (sábado), farão um baile 'remember' no salão da igreja. Leia sobre isso no caderno de Cultura desta edição. Imperdível!

E olha que nesta mesma semana (no próximo sábado) ainda tem a Fafá de Belém, no Spázio A Eventos; o ótimo The Beetles One esteve por aqui ontem, no Teatro Celina Lourdes Alves Neves; a velha e emblemática banda de rock Cavalo Morto completou 25 anos e fez show ontem à noite... e por aí vai, tantos outros cantores e cantoras, nos bares da vida, fazendo as canções inesquecíveis, trilhas sonoras de nossas vidas.

Sim, Lulu Santos, "Nada do que foi será// De novo do jeito que já foi um dia// Tudo passa// Tudo sempre passará..." Mas o retrô, o vintage, enfim, o saudosismo, como queira, sempre fará parte do presente, em qualquer época. Recordar é pilar básico de nossa existência psíquica. Diria o poeta: são como ondas que vão e voltam - um música, uma imagem, um cheiro, um sabor... Sem excesso ou apego exagerado, faz bem.

Evocar boas lembranças ajuda a esquadrinhar nosso momento atual, nossos desafios, a injetar ânimo bom com base no que esta vida já ofereceu e pode oferecer a cada um, a qualquer hora.


Fonte:www.jcnet.com.br   

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...