A Zeno.FM Station
RÁDIO NOSSA JOVEM GUARDA: A inesquecível Jovem Guarda cumpriu suas finalidades no Brasil

março 13, 2013

A inesquecível Jovem Guarda cumpriu suas finalidades no Brasil


Na década de 1960, pegando carona no estilo rock and roll, gênero musical que nasceu a partir dos anos 50 e influenciado pelo blues, surgiu no Brasil a inesquecível Jovem Guarda,  movimento cultural que revolucionou, assim como o rock, os costumes, moda, corte de cabelos, vocabulário da juventude da época, através da precursora Cely Campelo. Este movimento musical, conhecido como Jovem Guarda e pela expressão iê-iê-iê, batizado por causa do lançamento do filme dos BEATLES ‘A hard day’s night’ de 1964 e que no Brasil foi traduzido para ‘Os reis do iê-iê-iê’.

A expressão ‘Jovem Guarda’ não apareceu de repente como título do programa de auditório da Rede Record. Ela foi extraída de um discurso do líder soviético Wladimir Lênin, onde ele dizia em um trecho: “O mundo pertence à jovem guarda porque a velha está ultrapassada”.

Foi dado a Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa, o comando do programa que apresentava ao público, os principais artistas musicais que se identificavam com o movimento, fazendo impulsionar um comércio de acessórios e roupas com a marca ‘Jovem Guarda’.

As músicas que desfilavam pelo auditório da Record continham letras descontraídas e românticas, inspiradas, principalmente, nas baladas de Elvis Presley e da dupla beatle John Lennon/Paul McCartney. Nomes como os citados acima e mais: Vanusa (muito badalada hoje em dia por seu esquecimento da letra do hino nacional brasileiro em uma solenidade), Eduardo Araújo e a esposa Silvinha (falecida), Paulo Sérgio (falecido), Wanderley Cardoso, Jerry Adriano, as duplas Leno (norteriograndense) & Lílian, Os Vips, Deny & Dino, Trio Esperança, além das bandas Renato e seus Blue Caps, Os Incríveis, Golden Boys e The Fevers, e muitos outros.

Os principais sucessos que marcaram o tempo em que ficou no ar o ‘Jovem Guarda’, podemos citar: ‘Quero que vá tudo pro inferno’, ‘Festa de arromba’, ‘Pare o casamento’, ‘Garota do Roberto’, ‘Biquíni de bolinha amarelinho’, ‘O bom’, ‘Meu bem’, ‘Rua Augusta’, ‘Feche os olhos’, ‘O bom rapaz’, ‘Coruja’, ‘A festa do Bolinha’, ‘Menina linda’, ‘Era um garoto que como eu amava os BEATLES e os Rolling Stones’  dentre muitas que, provavelmente, os leitores devem ter guardadas na lembrança.

Enquanto transcorria o sucesso do programa, a TV Record realizou vários festivais de músicas que fizeram surgir no cenário musical, outros cantores de renome e que, também, receberam influência da jovem guarda. Os principais são o Jorge Ben (posteriormente Jorge Ben Jor), Maria Bethânia e os mentores de outro movimento musical brasileiro daquela década, conhecido com ‘Tropicália’, Caetano Veloso e Gilberto Gil.

Segundo Erasmo Carlos, foi justamente a ‘Tropicália’ uma das principais causas do esvaziamento do ‘Jovem Guarda’. Segundo o Tremendão, “a tropicália era um movimento, politicamente, consciente das coisas, e deixou o nosso num branco total”, disse.

No dia 17 de janeiro de 1968, Roberto Carlos comandou, pela última vez, o programa ‘Jovem Guarda’ para, em seguida, ganhar o festival de San Remo-Itália com a música ‘Canzone per te’, de Sérgio Endrigo, iniciando assim, a mudança de seu estilo musical, do roqueiro para o romântico. Com a saída de Roberto do programa, Erasmo e Wanderléa continuaram as apresentações até que, em junho de 1968, o programa saiu do ar definitivamente.

Sobre o fim do programa, Roberto Carlos comentou:

“A Jovem Guarda não acabou só porque um programa com o seu nome saiu do ar. Isto não quer dizer que o movimento acabou. O Programa Jovem Guarda cumpriu suas finalidades, e até ultrapassou a expectativa desse movimento”.

“Jovem Guarda quer dizer renovação, porque é sinônimo de juventude. É como uma corrida de revezamento entende? Um vai passando o bastão para o outro, só que esta corrida não tem fim, porque a juventude é eterna, dinâmica, e, graças aos Céus, tem sempre fome de coisas novas”.                

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...