novembro 18, 2014

Rei Roberto em fotografias

O mergulho no baú fotográfico de Roberto Carlos foi profundo. A jornada – que durou quatro anos – contou com muita pesquisa para compreender melhor passagens da história do cantor mais conhecido do Brasil. Roberto acompanhou cada movimento dos profissionais envolvidos em seu primeiro livro oficial. O resultado já pode ser encontrado nas prateleiras.

Apesar de Roberto Carlos (Toriba Editora, 384 páginas, R$ 249 em média) promover passeio pela vida do artista, alguns detalhes foram vetados e legendas cortadas pelo próprio. Com produção de Carlos Ribeiro, a obra, na verdade, acabou sendo coletânea de fotografias, sendo que algumas acompanham versos de canções do Rei.

As páginas mostram Roberto ainda criança e possuem imagens do cantor em sua fase de Jovem Guarda, ao lado de Wanderléa e Erasmo Carlos. Shows recentes e momentos de Roberto ao lado da mãe e da ex-mulher Maria Rita não ficaram de fora. Uma cena que chama a atenção é a do registro da multidão que aguardava o Rei no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Ele vinha da Itália após vencer o festival de música de San Remo, em 1968, com a faixa Canzone Per Te.

O editor Carlos Ribeiro conta que a maior parte das imagens sequer estava digitalizada. “É um material muito antigo. Estava armazenado de forma precária, organizado em pastas comuns e impresso em papel”, diz.Carlos explica que a pesquisa foi feita nos principais bancos de imagem do País e com vários fotógrafos independentes. “Selecionamos grande quantidade de fotos, em torno de 10.000 e, com o passar do tempo, reduzimos o volume para algo em torno de 4.000 imagens”.

Entre as raridades que o livro traz está a letra de Namoradinha de Um Amigo Meu, escrita em uma agenda com data de 4 de fevereiro de 1966. Carlos destaca outro achado: uma foto do primeiro programa de auditório que Roberto participou: o Hoje é Dia de Rock, do Jair de Taumaturgo. “Não sabíamos quão importante era a imagem, que estava muito deteriorada, perdida dentro de uma pasta com centenas de outras fotos, que deve estar no mesmo lugar até hoje. O Roberto foi quem se lembrou daquele dia e nos avisou de sua importância histórica”, conclui.






Fonte:www.dgabc.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por nos dar o prazer da sua visita.
Seu comentario será publicado depois de moderado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Blogger Templates