A Zeno.FM Station
RÁDIO NOSSA JOVEM GUARDA: Wanderley Cardoso - O bom rapaz da Jovem Guarda

março 10, 2016

Wanderley Cardoso - O bom rapaz da Jovem Guarda



No vídeo acima, trecho do progaram “Ensaio” da TV Cultura de São Paulo, Wanderley Cardoso interpreta seu primeiro sucesso, “Preste Atenção”, de 1964.


A JOVEM GUARDA foi um movimento de música jovem no Brasil que  sintetizou a música dos Beatles, a “British Invasion” e a música pop negra da Motown, vinda dos Estados Unidos.  Entre 1964 e 1970, produziu inúmeros ídolos e galãs e foi um estrondoso sucesso popular, especialmente entre os jovens.

Durante seus seis anos de vida, os maiores nomes masculinos da galeria de ídolos da JG eram ROBERTO CARLOS, JERRY ADRIANI, WANDERLEY CARDOSO, ERASMO CARLOS e RONNIE VON.

Enquanto Erasmo, parceiro histórico de Roberto Carlos, assumia a sua “fama de mau”, como diz a letra de um de seus maiores sucessos, o “contraponto” a essa “imagem” era justamente o dócil WANDERLEY CARDOSO (de terno rosa na foto acima com as demais estrelas da Jovem Guarda), nascido em 10 de março de 1945, no bairro paulistano de Belenzinho. O marketing simples e eficaz da Jovem Guarda reservou para Wanderley a imagem de “genro ideal”. E ele era mesmo conhecido entre os colegas como um sujeito afável, carinhoso e amigo de todos.

Wanderley na “Discoteca do Chacrinha” onde foi coroado “Rei da Juventude” em diversas ocasiões.

O apelido de “Bom Rapaz” deu título a um dos seus maiores sucessos, cujo álbum vendeu mais de 5 milhões de cópias. O sucesso desse álbum, na minúscula gravadora Beverly, abalou as estruturas da Jovem Guarda já que, até aquele momento, nenhum artista do movimento havia vendido mais do que Roberto Carlos.

Além de um estrondoso sucesso com as garotas, Wanderley também foi bem-sucedido como apresentador de rádio e televisão. Ao longo de sua carreira, gravou mais de 900 músicas e vendeu cerca de dezesseis milhões de cópias de seus 84 discos. Participou de uma das primeiras formações dos “Trapalhões”, quando ainda eram chamados de “Adoráveis Trapalhões”.  Entre seus grandes sucessos estão “Pic Nic”, “Socorro, nosso amor está morrendo”, “Doce de Côco”,  “Adeus Ingrata”, “Lágrimas Caindo” e “Namorada” (em dupla com Vanusa). Durante sua vida Wanderley enfrentou Em 2014, lançou um DVD comemorativo dos seus 50 anos de carreira. É amplamente reconhecido como um dos ícones do pop-romântico brasileiro.




Fonte:focuswebnews

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...