A Zeno.FM Station
RÁDIO NOSSA JOVEM GUARDA: 10 dos melhores filmes dos anos 60

novembro 04, 2013

10 dos melhores filmes dos anos 60



Mesmo sem a tecnologia dos dias atuais os filmes abaixo fizeram sucesso nos anos 60 e são vistos até hoje.



1 – Psicose (1960)

Nome original – “Psycho”, é um filme estadunidense de 1960, dos gêneros suspense e terror, dirigido por Alfred Hitchcock.Hitchcock comprou anonimamente os direitos do livro de Robert Bloch, que deu origem ao roteiro do filme; ele pagou onze mil dólares e depois comprou todas as cópias disponíveis no mercado para que ninguém o lesse e, consequentemente, seu final não fosse revelado. O filme foi escolhido como o 11º melhor filme de todos os tempos e o melhor do gênero horror pela revista Entertainment Weekly. O filme foi eleito o 18º melhor de todos os tempos pelo AFI (Instituto Americano de Cinema).





2 - Bonequinha de Luxo (1961)

Nome original – “Breakfast at Tiffany’s”, é um filme estadunidense de 1961, do gênero drama, dirigido por Blake Edwards e com roteiro baseado em livro de Truman Capote. O clássico se passa na cidade de Nova Iorque e tem cenas filmadas na famosa loja de jóias Tiffany. Apresenta Audrey Hepburn cantando Moon River, canção que faz parte da trilha sonora composta por Henry Mancini.




3 - A primeira noite de um Homem (1963)

Nome original – “The Graduate”, é um filme estadunidense de 1967,  do gênero de comédia romântica que foi dirigida por Mike Nichols e estrelada por Dustin Hoffman, Anne Bancroft e Katharine Ross. O roteiro foi escrito por Calder Willingham e Buck Henry,  e foi baseado no livro homônimo de Charles Webb.






4 - A Pantera Cor de Rosa (1963)

Nome original – “The Pink Panther”, é uma co-produção estadunidense e britânica de 1963, do gênero comédia, dirigida por Blake Edwards. A história relata as aventuras do atrapalhado inspetor Jacques Clouseau (Peter Sellers) e suas tentativas de descobrir quem é o famoso ladrão que se intitula O Fantasma, e que poderia estar planejando roubar o famoso diamante pantera cor-de-rosa, de propriedade da princesa Dala. Closeau está há muito tempo na pista certa, mas não consegue descobrir a verdadeira identidade do gatuno, sendo sempre atrapalhado por sua esposa Simone, que secretamente é amante e cúmplice do Fantasma

5 - A Noviça Rebelde (1965)

Nome original – “The Sound of Music”, é um filme norte-americano de 1965, do gênero drama musical, dirigido por Robert Wise e com Julie Andrews no papel principal. O filme originou-se de um musical da Broadway, cuja história é baseada na vida da família de cantores Von Trapp da Áustria. As canções são da autoria de Richard Rodgers e Oscar Hammerstein II, com roteiro de Ernest Lehman.




6 - Dr. Jivago (1965)

 Doutor Jivago (em russo Доктор Живаго), filme do ano de 1965,  é um romance de Boris Pasternak, que foi adaptado para o cinema pelo exelente Robert Bolt e foi dirigido por David Lean. O romance tem o nome de seu protagonista, Yuri Zhivago, que era médico e poeta. Esse filme conta a história de um homem dividido entre duas mulheres sob fundo da Revolução Russa de 1917. Um filme esplendido, que foi indicado em varias categorias e cegou a ganhar cinco prêmios, nas categorias de Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Direção de Arte – A Cores, Melhor Fotografia – A Cores, Melhor Figurino – A Cores e Melhor Trilha Sonora.

7 - Romeu e Julieta (1968)

Nome original –“Romeo and Juliet”, é um filme ítalo-britânico de 1968, do gênero drama, que foi dirigido por Franco Zeffirelli, seu roteiro foi baseado na obra-prima teatral Romeu e Julieta, de William Shakespeare. Esse filme foi filmado inteiramente na Itália, em diversas locações. È uma história clássica de um amor proibido entre um homem e uma mulher.





8 - O Bebe de Rosemary (1968)

Nome original – “Rosemary’s Baby”, é um filme estadunidense de 1968, do gênero terror, dirigido por Roman Polanski. O roteiro foi escrito por Roman Polanski e é baseado no romance homônimo de Ira Levin, publicado em 1967. É considerado um clássico dos filmes de terror da década de 1960.





9 - A Noite dos Mortos Vivos (1968)

Nome original – “Night Of The Living Dead”, foi dirigido por George Romero, e é um filme de terror independente de 1968 em preto-e-branco. Ben (Duane Jones) e Barbra (Judith O’Dea) são os protagonistas de uma história sobre a reanimação misteriosa de indivíduos recentemente mortos, e seus esforços, junto de outras cinco pessoas, para sobreviverem a noite enquanto presos em uma casa de fazenda na região rural da Pensilvânia. O filme teve um grande impacto sobre a cultura estado-unidense da era da Guerra do Vietnã, por ser carregado de críticas à sociedade do final dos anos 1960; um historiador o descreveu como “subversivo em diversos níveis”.


10 - Planeta dos Macacos (1968)

Nome original – “Planet of the Apes”, esse é um filme estadunidense de ficção científica que foi baseado no romance de Pierre Boulle, “La planète des singes”. Estrelado pelo ator Charlton Heston, o enredo se baseia na experiência de um astronauta sobrevivente de uma missão espacial, que aterrissa em um planeta igual à Terra e descobre que uma raça de macacos falantes domina e escraviza seres humanos, que são mudos. Esse filme ficou muito conhecido, e suas cenas são lembradas até hoje por muitos que vivenciaram essa época.



Gostou de relembrar esses clássicos ?
Até quem não viveu essa época já ouviu falar de cada um desse filmes, devido ao enorme sucesso que cada um carrega até os dias de hoje.







Fonte:Informações cinevintage.wordpress.com

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...