A Zeno.FM Station
RÁDIO NOSSA JOVEM GUARDA: Eduardo Araújo “O Bom” da Jovem Guarda celebra 50 anos de carreira

novembro 13, 2013

Eduardo Araújo “O Bom” da Jovem Guarda celebra 50 anos de carreira

Radicado em São Paulo há cerca de três décadas, o mineiro Eduardo Araújo chega a Belo Horizonte para lançar o seu novo disco, “Lado a Lado”, e gravar o seu primeiro DVD hoje, no Grande Teatro do Sesc Palladium, com previsão de lançamento para o ano que vem. O projeto pretende celebrar os 50 anos de carreira do músico, cuja intenção é circular o país a partir de 2014. Antes disso, Araújo diz ter feito questão de começar a jornada na cidade onde, recorda ele, teve início a sua trajetória artística.

“Eu achei que deveria fazer esse show no lugar onde comecei. Foi em Belo Horizonte, durante a década de 1960, que dei os meus primeiros passos. Depois, fui para o Rio de Janeiro”, afirma Eduardo Araújo.

Nascido em Joaíma, na região do Vale do Jequitinhonha, ele ganhou maior projeção ao integrar a Jovem Guarda, produzindo sucessos, como “O Bom”, gravado em 1967. No entanto, a passagem pelo rock naquela época, e também pelo soul nos anos seguintes não o afastou de sua ligação com a música caipira, cultivada por ele há muito tempo e aqui representada por alguns convidados com quem divide o palco, a exemplo de Sérgio Reis e Renato Teixeira.

“Eles vão estar comigo especialmente para participar dessa gravação do DVD. Além de Sérgio Reis e Renato Teixeira, vai estar também ao nosso lado a dupla Victor e Léo, acolhendo as diferentes gerações que representam esse gênero musical”, ressalta.

Araújo, ao avaliar o próprio percurso na música, não vê, assim, uma descontinuidade entre o que fazia no rock anteriormente com a sua fase atual, mais próxima do universo country. “Eu sempre usei as raízes da música popular brasileira, como a caipira ou aquela de uma tradição folclórica mescladas a elementos do rock. Minhas músicas já falavam dessa relação com o campo, o que naturalmente me levou à country music, seara em que estou me dedicando hoje”, relata o músico.

“Não acredito que tenha deixado o rock para trás. Eu tenho neste novo CD, por exemplo, algumas faixas que são mais românticas e outras que têm uma pegada mais pesada. Eu chamo o estilo das últimas de country rock”, completa.

Sobre o novo álbum, ele detalha que apresenta algumas releituras de composições conhecidas e dá visibilidade ao seu repertório de inéditas. “Entre as mais recentes eu mostro ‘Mulher Brasileira’ que é uma homenagem a nossas mulheres. Há também ‘Rolar na Grama’ que representa bem esse estilo que citei, o country rock. Depois vem algumas mais românticas, por exemplo, ‘Lado a Lado’, que dá título ao CD. Outras eu trago de volta com novos arranjos. É o caso de ‘Um Violeiro Toca’ e ‘Amizade Sincera’, de Renato Teixeira. ‘Menino da Gaita’ e ‘O Filho Adotivo’ são outras duas de Sérgio Reis que também estão no show”, diz Araújo.

Afinado com o estilo música que tem grande espaço nos Estados Unidos, ele conta ter feito uma parceria com o grupo norte-americano Bellamy Brothers, e que contou com o apoio de produtores daquele país para finalizar a gravação do novo disco. “Eu fiz amizades e mantenho contato com várias pessoas de lá. Hoje, especialmente com as vantagens da internet, isso ficou muito mais fácil. Às vezes eu gravava a voz aqui e enviava o material para os músicos acrescentarem parte dos instrumentos. Tivemos a preocupação de fazer uma coisa bem autêntica e quem for ao show vai poder observar isso e a qualidade do trabalho”, garante.



Agenda

o quê. Show de Eduardo Araújo

quando. Hoje, às 21h

onde. Grande Teatro do Sesc Palladium (rua Rio de Janeiro, 1046, centro)

quanto. De R$ 70 a R$120 (inteira)


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...