A Zeno.FM Station
RÁDIO NOSSA JOVEM GUARDA: CLEIDE ALVES 'A primeira cantora que gravou uma canção do Rei'

dezembro 18, 2012

CLEIDE ALVES 'A primeira cantora que gravou uma canção do Rei'


Cleide Alves (Cleide Alves da Silva - 5/12/1946 Rio de Janeiro, RJ), cantora, surgiu na vida artística em 1960, quando lançou o seu primeiro disco, pela gravadora Copacabana, interpretando Help, help, Maybe, de Fernando Costa, Alfredo Max e Chamarelli e Seguindo e cantando, de Roberto Correia.

Apelidada de "A Estrelinha do Rock", Cleide Alves é uma das pioneiras da Jovem Guarda.





Em 1962 se tornou a primeira cantora a gravar uma música da dupla Roberto Carlos e Erasmo Carlos, "Procurando um broto". No mesmo ano figurou como vocalista, ao lado de Reynaldo Rayol, do LP "Twist", de Renato e Seus Blue Caps.






Em 1962 gravou Chega, de Floyd Robinson e Demétrius e Meu anjo da guarda, de Rossini Pinto e Fernando Costa. No ano seguinte gravou do então pouco conhecido cantor e compositor Roberto Carlos, o twist Procurando um broto.

Em 1963 Cleide gravou o LP "Twist e Hully Gully", que tinha a música "Mamãe acha que é normal", um de seus maiores sucessos. Em 1970 lançou o LP "Canção de Nós Dois", com música-título de Vinícius de Moraes.

Em 1964 lançou o LP Twist, Hully Gully e Cleide Alves, pela RGE, acompanhada pelo conjunto Renato e seus Blue Caps. Atuou ao longo dos anos 60 gravando vários compactos e obtendo algum sucesso no período da Jovem Guarda.

Em 1968 lançou compacto simples com as músicas Você não serve pra ser meu namorado e Não me diga adeus agora. Com o declínio do movimento, afastou-se do meio artístico.

Nos anos 1990 retornou às gravações no disco comemorativo aos 30 anos da Jovem Guarda interpretando Estúpido Cupido.


Discografia
(1968) Você não serve para ser meu namorado / Não me diga adeu agora - RCA - Compacto simples, (1964) Twist, Hully Gully e Cleide Alves - RGE - LP, (1963) Habib twist / Procurando um broto - Copacabana - 78, (1961) Chega / Meu anjo da guarda - Copacabana - 78, (1960) Help, help, Maybe / Seguindo e cantando - Copacabana - 78.



LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...