abril 28, 2013

Chegou a TV colorida no Brasil


“A beleza incomparável das cores. Somente o indiozinho podia prometer. Porque somente a TV-Tupi – a pioneira – podia cumprir. E aí está a televisão colorida apresentada no Brasil e pela primeira vez na América Latina no dia 1º de maio, no Teatro Tupi. O indiozinho disse e cumpriu”.

5 de maio de 1963.

A transmissão em cores só teria início quase dez anos depois. Veja abaixo o programa ‘Mais cor em sua vida’, que inaugurou oficialmente as transmissões em cores da TV Tupi, em 31 de março de 1972:


Trecho do programa MAIS COR EM SUA VIDA, que inaugurou oficialmente as transmissões em cores da TV Tupi, em 31 de março de 1972. Foi apresentado por Walter Foster e Cidinha Campos e teve a participação de grandes astros da MPB. A fita com a gravação desse programa histórico foi encontrada casualmente durante os trabalhos de recuperação do que sobrou do acervo da TV Tupi,feitos pela TV Cultura, a Fundação Pro-Memória e a Cinemateca Brasileira, em 1990.


Os trechos aqui disponíveis foram apresentados na série de programas apresentados pela TV Cultura, em 1990, por ocasião das comemorações dos 40 anos de TV no Brasil. O programa se chamava 40 ANOS DE TV, era apresentado por Júlio Lermer e era levado ao ar`nas tardes de domingo.

Isso se chama profissionalismo.

Realmente, a gente percebe que era tudo meio rudimentar, tudo ensaiado. Esse programa foi transmitido ao vivo, numa sexta-feira da Paixão, feriado, dia 31/03/1972. Bem diferente dos programas gravados, regravados, editados e reeditados que a Rede Globo apresenta hoje.







Fonte: Acervo Estado


Um comentário:

  1. Boas lembraças isto me deu,assistia muito neste canal tv tupi,em preto em braco numa televisão telefunk,foi uma pena que foi obrigada a sair do mapa,por muitas razões forçada,eu acompanei quase tudo issoa,como o fechamento de outras televisão,nunca davamos valor desta época,eu só lamento muito,só restou minha saudade é um pouco de revolta.

    ResponderExcluir

Obrigado por nos dar o prazer da sua visita.
Seu comentario será publicado depois de moderado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Blogger Templates