A Zeno.FM Station
RÁDIO NOSSA JOVEM GUARDA: Vanusa fala sobre suas experiências

novembro 25, 2012

Vanusa fala sobre suas experiências


Antes da matéria com a Vanusa quero mostrar que até o Rei pode esquecer um pedacinho da letra. No seu mais recente show no Ibirapuera quando cantou pela primeira vez ao vivo 'Esse esse cara sou eu', Roberto esquece um pedacinho da letra, foi tão rápido que ninguém percebeu.
Acompanhe os minutos no vídeo ele erra a letra em 2:50 minutos: te acaricia os cabelos te fala de amor...logo em seguida ele esquece a letra.

O cantor ou cantora, os atores ou atrizes de teatro, enfim, que estão ali ao vivo, estão sujeitos a falhas como esquecer uma parte da letra, ou do texto no caso dos atores. Ou ainda dar um tropeço como foi o caso do Rei, e também o caso da cantora Vanusa, eles são humanos como a gente, qual o problema ?, continuam a ser nossos ídolos e habitar os nossos corações.

Mas vamos agora ao post sobre nossa querida Vanusa.

É belo, risonho e límpido o sorriso que a cantora Vanusa anda exibindo. A gafe que cometeu ao errar a letra e a melodia do Hino Nacional já a fez chorar muito, mas é passado. O deslize, cometido em 2009, numa cerimônia na Assembleia Legislativa de São Paulo, virou hit na internet e a atirou numa depressão profunda. Agora, é ela quem faz piada com o episódio, numa propaganda de cartão de crédito na TV e na internet. É a sacada do ano na publicidade e o hino da vitória de Vanusa.


“Esse comercial é a minha redenção. Quando você consegue dar risada de você mesma é porque está curada”, diz a cantora, de 64 anos e 45 de carreira.

De dezembro de 2011 a abril deste ano, Vanusa ficou internada numa clínica para dependentes químicos no interior de São Paulo. “Eu era viciada em remédios tarja preta”, admite. E atribui aos medicamentos as falhas de memórias que a fizeram esquecer, também,  a letra de “Sonhos de um Palhaço”, confundindo-a com “Como Vai Você”, ambas compostas por seu ex-marido, o cantor Antônio Marcos, morto em 1992.

Há cerca de 15 anos, Vanusa vinha lutando contra a depressão, mas, segundo ela, não sabia a gravidade do problema. “Eu fazia terapia, lia algum livro de autoajuda, meditava e começa a tomar remédio por minha conta. Melhorava um pouco, mas, depois, voltava mais forte”, diz a cantora, que também se automedicava com remédios para emagrecer.

O episódio do hino, acredita ela, foi “o grande chega para lá de Deus”, que a fez parar e enfrentar a doença. “Aquilo foi terrível. Sempre fiz tudo direito na minha carreira e, de repente, virei a chacota nacional. Sentia um misto de mágoa, dor e tristeza. Eu me afastei de todo o mundo e de Deus. Se fosse outra pessoa, teria se matado.”

Experiência na clínica
O pedido de socorro só veio porque a ideia de morte era constante. “No fundo do meu poço, sempre teve uma mola e eu voltava. Mas eu não estava mais conseguindo voltar. Ou eu me internava ou eu me matava”, confessa.

Na clínica, Vanusa se aproximou dos jovens em tratamento, que a conheciam apenas por causa do vídeo do Hino Nacional.  “Tinha muita garotada que não conhecia o meu trabalho e, nas visitas, as famílias deles levavam o meu CD para eles ouvirem. Eu ficava envergonhada. No final, tinha virado uma mãezona deles. Foi uma experiência de vida”, diz. Durante o recolhimento, a artista começou a escrever um livro sobre esse período de reencontro. “Mas agora que saí, parei. Preciso retomá-lo”, planeja.

Após cinco meses de tratamento, Vanusa estava pronta para retomar a vida e   a carreira. Mas tudo com calma e sem ansiedade. Para 2013, ela prepara um novo CD, com direção de Zeca Baleiro. No disco, estarão três canções inéditas de Vanusa e músicas de Zeca, da filha Aretha, de  Zé Geraldo e Zé Ramalho. “O curioso é que eu fui a primeira artista a gravar uma música de Zé Ramalho e agora ele me deu esse presente.”

Dica: Para ouvir a música 'Paralelas' na interpretação de nossa querida Vanusa você pode dar pausa na música de fundo do blog na barra abaixo na sua tela.


Vanusa também foi a primeira a gravar uma canção de Belchior, mas este não vai contribuir com seu próximo disco, o 25 de sua carreira.  “Não vai dar para ele me dar uma música, ele está sumido”, diz a cantora, afirmando que também não tem notícias do colega.

Pronta para cantar
A ideia do comercial, em que aparece se preparando para cantar o Hino Nacional na abertura da Copa das Confederações, partiu do filho dela, o produtor musical Rafael Vanucci, de 34 anos, apontado como o seu grande parceiro na luta contra a depressão. Em 2002, ao vencer o reality show “ Casa dos Artistas”, no SBT, Rafael disse que usaria parte do dinheiro para comprar um apartamento para a mãe. Quando apareceu com a proposta do comercial, a primeira reação de Vanusa foi o ataque: “Você enloqueceu? Isso é um carma!”, disse ela. “Essa é a hora da virada. Ou você faz isso agora, ou você vai morrer com esse hino te atormentado”, falou Rafael.

Era pegar ou largar. Pelo trabalho, Vanusa ganhou um cachê estimado em cerca de R$ 170 mil e muitos elogios, além de passar a ser reconhecida até pelas crianças nas ruas. E se, de fato,  for convidada para cantar o hino na abertura da Copa das Confederações em 2013? “Não há nada que 1 milhão de dólares me impeça de cantar”, diz ela, aos risos. Vanusa tomou mesmo gosto pela piada.

Amores tumultuados

Musa do iê-iê-iê nos anos 60, Vanusa é uma mulher de amores conturbados  e paixões violentas. Na autobriografia  “Ninguém É Mulher Impunimente”, de 1998, revelou que foi covarde por te apanhado de alguns maridos e não os ter denunciado por medo de prejudicar a carreira.

Ela se casou seis vezes. A  primeira, com Antônio Marcos (1945-1992), pai de suas duas filhas,  Amanda e Aretha.  Separou-se do cantor por causa do alcoolismo dele. Depois, se uniu ao diretor de TV César Augusto Vanucci (1934-1992), com quem teve Rafael. Na época da Jovem Guarda, namorou o cantor Wanderley Cardoso com quem, segundo ela, perdeu a virgindade aos 19 anos. Agora, está solteira. “Não estou procurando. Mas, se tiver de acontecer, o homem certo terá de me encontrar”, diz.






Fonte: JUSSARA SOARES -  diariosp

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...