janeiro 30, 2013

Cantora Elizângela: 'A atriz global que hoje é Esma em 'Salve Jorge' foi campeã de vendas na era do vinil'


A atriz Global Elizângela se tornou a cantora da música de maior sucesso em vendagens de discos no Brasil, na era do vinil. A música "Pertinho de Você" ficou um ano inteiro em 1º lugar nas Paradas de Sucessos, além de ser a música mais vendida segundo a Associação Brasileira de Produtores de Discos, que reune as grandes gravadoras. Foi também a campeã em execuções pelo ECAD.

Esma, personagem de Elizângela na atual novela da Globo 'Salve Jorge'

No "Fantástico" de 23 de julho de 78, Elizângela lançou-se como cantora com a música Pertinho de Você, de Hugo Bellard.

O compacto simples de "Pertinho de Você" permaneceu 52 semanas em primeiro lugar nas paradas de sucesso e veio a ser a gravação feminina mais vendida no Brasil naquele ano.) O disco lançado pela então RCA (hoje BMG), se transformou no compacto simples mais vendido da história da musica brasileira, com mais de 1 milhão de discos vendidos no Brasil e exterior, numa época em que vender 100.000 discos já era dificil, disco de ouro então, uma façanha.
Este record provavelmente nunca será batido, já que o vinil e o compacto simples acabaram. E tudo começou de brincadeira. Elizangela e seu então marido estavam na casa do produtor de discos Hugo Bellard, na Lagoa, Rio de Janeiro, quando brincou sobre gravar um disco cantando.
Passadas algumas semanas, Hugo ligou seu Sintetizador e compôs 2 musicas para Elizangela: "Ele ou Você" e "Pertinho de Você". Tudo na brincadeira, na verdade ninguém ali pensava em comercializar a gravação. A voz, foi colocada no mini studio que havia no local. Todos os instrumentos foram gravados por Hugo num sintetizador Arp Soloist, um dos primeiros sintetizadores existentes.
O que nem Hugo e nem Elizangela sabiam, era que ali estava sendo criado o disco mais vendido no Brasil, que viria a ficar 54 semanas em 1º lugar nas paradas de sucesso oficiais das gravadoras: o NOPEM e a parada da ABPD (Associação Brasileira de Produtores de Discos).
Quando Hugo se deu conta de que aquilo que tinha em suas mãos tinha tudo para ser sucesso, levou a fita nas principais gravadoras. Curiosamente ninguem acreditou no produto. Polygram, EMI, Som Livre, RCA e CBS (hoje Sony), uma a uma recusaram o disco.
Quando Elizangela e Hugo já haviam esquecido da gravação, o diretor da RCA Durval Ferreira ligou para Hugo perguntando pela fita ( ele acabara de lançar o ator Francisco Cuoco com relativo sucesso ! ) O disco foi lançado, mas a RCA não se interessou em trabalhar o produto nas radios, preferindo investir toda sua máquina na cantora Lilian, produzida por Robert Livi, e que veio a ser sucesso com a musica "Sou Rebelde" com 250.000 discos vendidos.
Mas a música "Ele ou Você" fez parte da trilha sonora da novela "Pecado Rasgado" da TV Globo. Porém o melhor ainda estaria por vir.
Uma apresentação de Elizangela produzida por Aluizio Legey para o Fantástico, fez com que o outro lado do disco começasse a fazer sucesso estrondoso. Primeiro no norte / nordeste, depois no Rio de Janeiro e São Paulo.
Em poucos dias Elizangela vendia cerca de 20.000 discos por semana em todo Brasil. Em 5 meses já passava de 500.000. Em um ano ultrapassava 1 milhão de discos, sendo 200.000 em espanhol na America Latina.
Para muitos historiadores, a batida de "Pertinho de Você" aliado ao balanço que Elizangela fazia com as pernas, que era muito imitado pelo público no nordeste, seria o inicio do que viria a ser a futura lambada, o ritmo que sacudiria a Europa.
Na verdade, segundo Hugo, ele misturou o ritmo de um disco do Jesse Green, que fazia sucesso nas discotecas no momento, com o estilo da Tina Charles, da Ivone Elyman (flautas) e da Marilyn McCoo. E compôs uma música inédita usando esta mistura ritmica, que acabou dando certo aqui.
A musica "Pertinho de Você" teve mais de 30 regravações até 1999. Mel com Terra, Limão com Mel, Conrado, Mariane, os Motokas, Forrozão Baby Som, Calcinha Preta e dezenas de outros artistas gravaram e tocam o sucesso de Elizangela, de autoria e arranjo de Hugo Bellard, em seus shows.

Um comentário:

Obrigado por nos dar o prazer da sua visita.
Seu comentario será publicado depois de moderado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Blogger Templates