A Zeno.FM Station
RÁDIO NOSSA JOVEM GUARDA: Vietnã, Mao Tsé-Tung e os Beatles

janeiro 24, 2013

Vietnã, Mao Tsé-Tung e os Beatles


Em 1966, no Brasil fazíamos festivais, lá fora os Beatles faziam seu último show, no estádio Candlestick Park, em São Francisco -EUA. Depois disso, eles mergulharam na vida de estúdios e produziram obras antológicas, como o Sgt. Peppers. Só voltaram a tocar ao vivo em 1969, no terraço da gravadora Apple. Mas o mundo fervia naqueles anos, nas artes, ns ciências e na política.

No inicío de fevereiro de 1966, a sonda soviética Luna 9, sem tripulantes, faz a primeira descida suave na lua. Aqui na Terra os conflitos eram muitos: Mao Tsé-Tung iniciava a Revolução Cultural na China, utilizando de expurgos e perseguições para impor a política nacionalista. No campo ocidental, os Estados Unidos enviavam tropas para o Vietnã, tornando a guerra iniciada em 1959 mais e mais dramática a cada dia. Na América do Sul, greves gerais de trabalhadores paravam o Chile e o Uruguai, mostrando a força da resistência contra os regimes autoritários.

No Brasil, os estudantes assumem a luta contra a ditadura. No dia 22 de setembro, a polícia militar invade a Faculdade de Medicina no Rio de Janeiro e prende 600 estudantes que realizavam o Dia Nacional da Luta contra a Ditadura, organizado pela UNE. O episódio fica conhecido como "massacre da Praia Vermelha". A situação só iria piorar: Costa e Silva era eleito presidente em outubro, mandatos de vários deputados federais eram cassados e o congresso posto em recesso por um mês.







Fonte: Informações portal2014.org.br

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...