A Zeno.FM Station
RÁDIO NOSSA JOVEM GUARDA: Jovem Guarda, Roberto Carlos, Wanderléa: Eles eram os favoritos do público brasileiro

janeiro 03, 2013

Jovem Guarda, Roberto Carlos, Wanderléa: Eles eram os favoritos do público brasileiro


Em 1967, a revista "InTerValo" era a única especializada em televisão que saía semanalmente com entrevistas, curiosidades, toda a programação diária das emissoras, álbum de figurinhas dos artistas mais importantes e algumas promoções.

Foi nesse ano que a revista teve a idéia de criar o concurso "Os Favoritos do Público" em seis categorias: "Programa Favorito"; "Ator"; "Atriz"; "Cantor"; "Cantora" e "Humorista". O público mandava cartas para a sede da revista e a apuração semanal era manual, mas as parciais vinham publicadas em cada edição.

Com isso, o público ia acompanhando o desempenho dos seus favoritos e mandava mais cartas e cartas com o seu voto. Os fãs clubes da época não tinham a mesma disputa dos anos 50, quando Emilinha Borba e Marlene levavam ao delírio dos seus fãs em busca do título de rainha do rádio, mas cumpriam bem o seu papel e faziam campanhas para eleger o seu artista preferido.

Os votos eram eminentemente femininos ainda, e a estratégia fez as vendas da revista, que na época custava Cr$ 350, aumentarem significativamente.

Há 46 anos portanto, a disputa para o programa favorito era quase unânime, e "Jovem Guarda" da TV Record, com mais de 36 mil votos, dava um banho nos seus concorrentes mais diretos que eram "Adoráveis Trapalhões" (20 mil votos); "Corte-Rayol Show" (9 mil votos) e "A Grande Parada" (7 mil votos).

A mesma "lavada" acontecia na eleição do humorista, do ator, do cantor e da cantora, e apenas a disputa pela atriz favorita era acirrada. Na categoria humorista o trapalhão Renato Aragão também levou de goleada com mais de 40 mil votos contra 18 mil de Renato Corte Real e 13 mil de Ronald Golias.

Roberto Carlos e Wanderléa eram imbatíveis como os favoritos na música, em 1967. Enquanto ele teve mais de 40 mil votos, deixando para trás Wanderley Cardoso (16 mil) e Agnaldo Rayol (13 mil); a Ternurinha teve a maior votação do ano com mais de 48 mil votos, deixando para trás Elis Regina (14 mil) e Ângela Maria e Rosemary com 8 mil cada uma.

O galã Francisco Cuoco colhia os dividendos do sucesso de "Redenção" e disparou na frente com 43 mil votos, deixando bem para trás Sérgio Cardoso com 26 mil e Carlos Alberto com 7 mil. Mas a disputa mais emocionante foi a de atriz favorita do grande público, já que a vencedora, Regina Duarte, ganhou fôlego na reta final e fechou com 27 mil votos contra 21 mil de Rosamaria Murtinho, seguidas por Yoná Magalhães com 13 mil e Glória Menezes com 8 mil. 

Duas curiosidades na lista dos favoritos: o seriado norte-americano "O Agente da Uncle" teve mais de dois mil votos e ficou em 9º lugar entre os Programas e o apresentador Chacrinha foi o 8º entre os humoristas favoritos com 2.500 votos.








Fonte:telehistoria.com.br

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...