A Zeno.FM Station
RÁDIO NOSSA JOVEM GUARDA: Aproveite o Dia Mundial da Internet para blindar seus dispositivos

maio 17, 2013

Aproveite o Dia Mundial da Internet para blindar seus dispositivos



Internauta precisa se cuidar para ficar longe de problemas na rede

Nesta sexta-feira (17), internautas por todo o mundo comemoram o Dia da Internet. Especialistas em segurança estão aproveitando a data para dar um alerta: está cada dia mais fácil perder dinheiro na internet.

De acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), para cada R$ 100 roubados de um banco, pelo menos R$ 95 são oriundos de fraudes eletrônicas. Isto acontece, em parte, porque os criminosos encontram cada vez mais brechas para invadir os dados de internautas, seja por meio de computadores, notebooks, tablets e outros dispositivos.

Para fechar as portas de entrada e não perder dinheiro na internet, o especialista em segurança e perito digital Wanderson Castilho dá a receita:

— Habilitar todos os procedimentos de segurança disponíveis pelo seu sistema bancário e habilitar seu computador com todos os sistemas de segurança como antivírus, firewall, antispam e antispyware.

O gerente de engenharia de sistemas da Symantec, Vladimir Amarante dá dicas para se manter seguro enquanto navega na rede:

Acessar somente páginas conhecidas;
Prestar atenção no modo de acesso e formatação dos sites que mais visita, pois geralmente não mudam a todo o momento;
Evitar ao máximo disponibilizar informações pessoais em sites e cadastro;
Lembrar que bancos geralmente não enviam arquivos para atualização por e-mail ou links para acesso por e-mail;
Manter o sistema operacional sempre atualizado;

Não mergulhe fundo demais na rede

Enquanto a maioria dos internautas fica se mantém na superfície da rede, há alguns corajosos que gostam de se aventurar na chamada Deep Web. É como se todo o conteúdo que você tivesse acesso fosse apenas a ponta de um iceberg, enquanto todo o resto estaria em uma "rede profunda", composta por uma série de sites não indexados pelos provedores de busca (como o Google).

As páginas tem conteúdos diversos, mas boa parte ilegal ou perigosa, como sites que vendem ilegalmente armas, drogas, dentre outros. Tudo isso faz da Deep Web um ambiente hostil e potencialmente arriscado para o internauta, explica Castilho.

— Se o usuário não sabe onde está navegando e estiver em lugares obscuros, as chances de encontrar coisas arriscadas são grandes e não recomendo essa aventura para internautas comuns. O usuário deve estar ciente que ao acessar esses lugares está exposto e que as mesmas regras de segurança aplicadas ao dia-a-dia servem para todo tipo de acesso. Não há segurança 100%. Todos os dias surgem novos vírus e vulnerabilidades. Não espere bater na porta do inferno e ser atendido por um anjo.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...