maio 10, 2013

As 'músicas' de hoje em dia

Se pegásse-mos tudo que está rolando hoje na rádio, internet, televisão, shows por ai a fora em termos de musicalidade, não se compararia, a nada com relação ao que rolava a algumas décadas atrás.

As músicas de hoje são, em sua maioria mal feitas e muito ruins, sem letras, ou eu quero tchu eu quero tcha é letra ?, sempre a mesma melodia repetitiva, não se pode nem dizer que isso é música. Mas nem sempre foi assim. Já houve tempos em que elas se valiam mais de suas vibrações para transmitir conteúdos que as palavras, sozinhas, não eram capazes de passar.

Entre uma nota e outra, até mesmo o silêncio denunciava a angústia de inúmeras pessoas que tiveram seus gritos de socorro sufocados durante períodos obscuros da história do Brasil. Elas, as poderosas músicas, já foram capazes de atrair multidões que lutavam pela liberdade e pelo fim de um regime cruel, traduzindo em belíssimas melodias os pensamentos de toda uma nação.

No vídeo abaixo apenas o ínicio de alguns sucessos de um tempo que  dava gosto de se ouvir música

A falta de bons equipamentos nunca foi capaz de impedir a voz daqueles que a utilizavam como protesto, ou falando de amor de forma simples como as baladas da jovem guarda, estimulando vidas que se deixavam desgastar em prol da liberdade de tantas outras. As palmas, os assobios e os clamores invadiam as ruas e formavam música como nunca antes tinha sido ouvida, deixando profundas marcas na pele e no coração daquelas pessoas.

Como um poderoso produto cultural, a música chegou aos nossos dias com características muito diferentes do que pode ser observado na história brasileira. Os tempos mudaram, é fato, mas ainda há muito para se lutar. É preciso tomar as rédeas e valorizar todos os benefícios que foram conquistados para nós.


8 comentários:

  1. Como pode piorar um gênero horrível.
    tai o sertanejo "universitário".

    ResponderExcluir
  2. Vc não entende nada de múscia, muito menso da construção musical da atualidade, precisa se informar :D

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente música ruim como existe hoje sempre existiu e sempre existirá, o que mudou foi o acesso do público. A diferença é que antes a música era feita para e por elites (intelectuais) com ouvidos treinados. Hoje com a internet atingindo até o mais ignorante e ignóbil ser, a música de péssima qualidade se propaga feito fogo em capim seco.

    ResponderExcluir
  4. Se tem uma coisa de que eu faço questão é de nunca escutar em minha vida musica de financiados pelos militares e acredito que poucos da jovem guarda não tenham sido ...Só para ter certeza veja quantos deles foram expatriados do país na ditadura ...

    ResponderExcluir
  5. Existem estimativas que mostram que nunca se produziu tanta música quando nos anos da década atual. Seu saudosismo demonstra duas coisas muito claras: o sentimento de que sua juventude foi melhor que a atual e a ignorância em relação ao cenário musical atual.

    Se os únicos veículos de comunicação a que você tem acesso música são a TV aberta e o rádio eu lamento, mas tudo que você vai ouvir são os hits do verão. Já a internet está aí pra quebrar barreiras. Acho até meio rídiculo reclamar da cenário atual, pois parece que não importa o que você goste, existe alguém em algum canto do mundo produzindo. Do funk a música clássica.

    Se você gosta de jovem guarda, por exemplo, recomendo bandas como Cachorro Grande, Reino Fungi, Vanguart. Só não espere ouvir essas músicas na rádio ou na TV.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É claro que hoje a produção musical é é infinitamente maior, qualquer bandinha produz seu CD ou seja que for em casa, a tecnologia atual permite. Saudosismo tem quem viveu e tem história, e isso é ótimo. É óbvio que ainda se faz músicas com qualidade, não podemos generalizar, mas se conta nos dedos, nada que possa se comparar com Tom, Vinícius, Chico, e outros da mesma época, ou mesmo Noel Rosa da década de 50.

      Excluir
  6. vei depois que inventtou funk acabou tudo odeio o brasil por estragar o mundo...

    ResponderExcluir
  7. nem tem como diferenciar as músicas da jovem guarda c/ as músicas de hoje,as de antigamente tinha conteúdo,romantismo tudo de bom.podemos dizer que até os anos 90 tinham músicas verdadeiras ,agora infelizmente se fizer um peneirão não passa uma ,existe música que nem da p/ chamar de música e cantor de cantor.sei os os tempos passam e vai modernizando,mas em matéria música seja cultura é triste.

    ResponderExcluir

Obrigado por nos dar o prazer da sua visita.
Seu comentario será publicado depois de moderado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Blogger Templates