outubro 12, 2012

Cantora Giane ' Dominique, nique, nique '


Georgina Morozini dos Santos (Bebedouro, São Paulo - 1936) conhecida pelo nome artístico de Giane é uma cantora brasileira, uma das precursoras do movimento da Jovem Guarda.

Ainda muito pequena se mudou para a cidade de Jaboticabal, tendo passado sua infância entre a cidade e Ribeirão Preto, onde daria início a sua carreira na TV Tupi, canal 3, aos 15 anos de idade. Giane atuou como crooner da Orquestra de Jaboticabal. Em 1962 grava seu primeiro trabalho pela gravadora
Chantecler trazendo o bolero "Por Acaso".


Em 1964 alcança grande sucesso com a canção Dominique, versão em português originalmente gravada pela cantora belga Souer Sourire. Giane foi uma das primeiras cantoras no Brasil a utilizar o overdub fazendo segunda voz para si mesma nesta canção.

Dominique permaneceu por cerca de seis meses nas paradas de sucesso do país. Conseguiria sucesso ainda com outras músicas nas décadas de 1960 e 1970, se destacando a música "Estrada do Sol", versão de "Alle Porte del Sole" de Gigliola Cinquetti. No auge de sua carreira Giane se apresentou nos principais programas de TV.




Em sua carreira gravou cerca de vinte discos entre compactos e LPs. Chegou a ser considerada em sua época um dos rostos mais bonitos da MPB.

Dentre os prêmios recebidos em sua carreira artística se destacam o Troféu Chico Viola em 1964 e o Troféu Roquette Pinto como melhor cantora em 1965.

Atualmente a cantora reside na cidade de São Paulo e trabalha como revendedora de uma famosa marca de cosméticos. Giane tem duas filhas e seis netos e uma de suas últimas aparições públicas foi no programa Rei Majestade do SBT.

Assista a mais recente entrevista com Giane onde ela fala de sua carreira de sucessos:

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por nos dar o prazer da sua visita.
Seu comentario será publicado depois de moderado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Blogger Templates