A Zeno.FM Station
RÁDIO NOSSA JOVEM GUARDA: E que tudo mais vá pro inferno

outubro 02, 2012

E que tudo mais vá pro inferno


Dá para imaginar o que seria da música brasileira se não houvesse a jovem guarda?

Mesmo que não possa ser ouvido como um gênero específico – afinal, começou como a diluição do impacto mundial do rock por meio do senso estético e passional da América Latina –, o movimento talvez tenha sido o principal fenômeno musical do século passado no Brasil.

Sua força vai além das canções e dos filmes de Roberto Carlos. Jovens, urbanos e elétricos, seus músicos conseguiram atingir o país com o mesmo impacto dos reis e das rainhas do rádio nas gerações anteriores e tiveram suas principais características absorvidas por quase todos os músicos, compositores e intérpretes que vieram em seguida. Do samba-rock ao tropicalismo, passando pela cena funk/soul dos anos 1970, pelos Mutantes e pela própria MPB, e indo até a música sertaneja e o rock dos anos 1980, todos reconhecem que a jovem guarda foi uma das manifestações populares mais autênticas da música brasileira, cuja repercussão ainda é sentida no país.


'E que tudo mais va pro inferno'é uma música e um exemplo da força do movimento: “Quero que Vá Tudo pro Inferno, de Roberto e Erasmo Carlos, já começa negando a tradição da canção popular brasileira ao indagar: ‘De que vale o céu azul e o sol sempre a brilhar?’. Símbolos que sempre foram orgulho nacional são postos à prova para no refrão culminar no que Fausto Fawcett chamaria de ‘puro-desabafo-egotrip-adolescente’: ‘Só quero que você me aqueça nesse inverno/E que tudo mais vá pro inferno’”.  A jovem guarda reside no trio Roberto, Erasmo e Lafayette, e Quero que Vá Tudo pro Inferno tem o dedo dos três. É o som característico da jovem guarda”. “É uma obra-prima”. “Como um artista consegue fazer sucesso com uma música que manda tudo pro inferno? É meio surreal se levarmos em conta todo o momento político da época.”

Obs. Lafayette foi o tecladista que participou das gravações dos grandes sucesso de Roberto Carlos e vários ídolos da jovem guarda. Segundo Lafayette, ele nunca mais teve contato com Roberto Carlos. É meio estranho isso, afinal participaram juntos e por tanto tempo da jovem guarda, mas não sabemos se aconteceu algo que levasse a isso.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...