A Zeno.FM Station
RÁDIO NOSSA JOVEM GUARDA: Do Disco de Vinil ao CD

outubro 13, 2013

Do Disco de Vinil ao CD

www.nossajovemguarda.com.br
Até 1948, os amantes de música tinham que se contentar com os discos de 78 rotações e que possuíam apenas 4 minutos de duração. Para se ouvir o Concerto para Piano n° 2, de Brahms, por exemplo, eram necessárias 11 trocas de disco.

Inconformado, o americano Peter Goldmark resolveu melhorar essa situação e utilizou um material novo no mercado, o vinil, para criar os long playing. Além de sulcos menores, os LPs tinham apenas 33 rotações e possibilitavam muito mais tempo de gravação.

No Brasil, os LPs demoraram quase duas décadas para chegar: só em 1964 as 78 rotações foram aposentadas.

A empresa Philips foi responsável pela grande revolução do mercado fonográfico em 1979. Ela lançou o compact-disc-system, um toca discos que utilizava raios laser no lugar de agulhas para "ler" as músicas.

Os novos disquinhos eram feitos com um plástico especial, que evitava arranhões e não desgastava como os vinis. Seu tamanho foi definido com base a Nona Sinfonia de Beethoven, que dura exatamente 72 minutos. Isso determinou que a bolacha teria 12 centímetros de diâmetro.

Em abril de 1986, foi lançado o primeiro disco em formato CD lançado no Brasil: “Garota de Ipanema”, de Nara Leão em parceria com compositor e violonista Roberto Menescal.











Fonte:guia dos curiosos

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...