A Zeno.FM Station
RÁDIO NOSSA JOVEM GUARDA: Cantor Dori Edson: 'Perto dos olhos longe do coração" um de seus sucessos na jovem guarda

junho 03, 2013

Cantor Dori Edson: 'Perto dos olhos longe do coração" um de seus sucessos na jovem guarda

Com certeza quem viveu a fase jovem guarda cantarolou um, ou vários, dos grandes sucessos do saudoso Dori Edson.

Em 1959 iniciou sua carreira artística com o nome de Dori Angiolella ao assinar contrato com a gravadora Young, especializada em músicas jovens. Seu verdadeiro nome era Antonio Dorival Angiolella.

Em 1960 gravou sua primeira música, “Danny Boy”, no lado A de um disco de 78 rotações, em parceria com o cantor Marcos Roberto que ficou com o lado B. Este disco também foi lançado em compacto simples de 45 rotações.

Em 1966, já na RGE, Dori Edson lançou seu primeiro LP e participou do primeiro LP de seu amigo Marcos Roberto.

Em 1967, transferiu-se para a gravadora Continental e lançou um compacto duplo com as seguintes músicas: “O canguru”, “Veja se me esquece”, “Rosa Maria” e “Dá o dedinho”, todas de sua autoria.


Em 1968 lançou seu segundo LP, com destaque para a música “Perto dos olhos, longe do coração”, que ficou várias semanas nas paradas. Por essa época tinha cerca de 100 composições, grande parte em parceria com Marcos Roberto, gravadas por diversos artistas da Jovem Guarda, entre os quais, Waldirene (“Você entendeu meu olhar”), Mário Marcos (“O brinquedinho”). Os Caçulas (“Tente perdoar” e “Tudo isso só eu sei”), Eduardo Araújo (“Nunca mais adeus”), etc.

Em 1973, teve a música “Separação”, com Jean Pierre, gravada por Jerri Adriani na CBS. Participou ativamente as comemorações dos 30 anos da Jovem Guarda.

Nasceu em 26 de outubro de 1947 no Bairro da Liberdade em São Paulo.
Em 26 de Outubro de 2008 Dori Edson vem a falecer de uma parada cardíaca e foi sepultado no Cemitério dos Amarais em Campinas, interior de São Paulo.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...