junho 16, 2013

Zé foi o pioneiro mundial no gênero stand up comedy

Um dos primeiros programas humorísticos da televisão brasileira foi o "A Toca do Zé", exibido pela TV Tupi de São Paulo em 1952. O autor, produtor e principal humorista do programa era o acreano José Vasconcelos (1926-2011), que começava ali uma carreira brilhante na televisão e nos palcos.

José Vasconcelos na verdade começou no rádio, na década de 1940, onde ficou célebre pela perfeição das suas imitações de locutores, cantores e atores. Ele era tão versátil que na televisão era capaz de ficar sozinho na telinha, por muitos minutos, fazendo o público do outro lado rir saborosamente sem precisar apelar ou utilizar o recurso de um palavrão, por exemplo.

Coube ao humorista o título de o pioneiro mundial no gênero stand up comedy, que hoje está na moda, e que ele lançou a partir de 1961 após o sucesso do seu show "Eu Sou o Espetáculo", que reunia multidões nos teatros e gerou um disco, gravado pela Odeon e que chegou a vender 100 mil cópias, um recorde na época para um LP que não era musical.

Vasconcelos também investiu em teatro de revista e era um exímio imitador do ex-presidente Jânio Quadros. Trabalhou com muitos outros humoristas brilhantes como Otelo Zeloni e Wálter D'Ávila, mas não precisava de mais ninguém ao seu lado, pois sozinho dominava totalmente o palco ou a telinha com seu humor inteligente e muito divertido.

Teve uma carreira brilhante e talvez só não tenha conseguido realizar um sonho: o de colocar em funcionamento uma Disneylândia inteiramente nacional, que ele chamava de "Vasconcelândia", e que chegou a construir em uma área de mais de um milhão de metros quadrados em Guarulhos entre meados dos anos 1960 e 1970.


Para o público mais jovem, o humorista ficou conhecido pelo personagem gago Rui Barbosa Sa Silva que ele construiu para o programa "Escolinha do Professor Raimundo" de Chico Anysio nos anos 1990. E foi com esse mesmo personagem que ele se despediu da carreira artística nos anos 2000, participando do programa "Escolinha do Barulho", pela TV Record.








Fonte: Informações telehistoria

4 comentários:

  1. Será que é a voz dele em "Super-heróis", canção do Raulzito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um prazer contar com sua presença e obrigado por comentar.
      Estivemos visitando seu blog que recomendamos, é ótimo !
      Não saberia dizer agora se a voz é do Zé Vasconcelos, se descobrir por favor avise-nos.

      Abraço

      Excluir
  2. Pode ter sido dos primeiros por aqui, mas Bob Hope fazia o mesmo nos shows nos anos '40.

    ResponderExcluir
  3. Procurem no youtube um documentário feito em vida sobre a carreira dele. Grande profissional e grande pessoa.

    ResponderExcluir

Obrigado por nos dar o prazer da sua visita.
Seu comentario será publicado depois de moderado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Blogger Templates