A Zeno.FM Station
RÁDIO NOSSA JOVEM GUARDA: Nos anos 60 e 70 os jovens já tinham acordado, e foram para as ruas

junho 25, 2013

Nos anos 60 e 70 os jovens já tinham acordado, e foram para as ruas

Foto de manifestação nos anos 60 no Brasil

As manifestações e protestos estão acontecendo em todo Brasil. Imprensa escrita e falada dizendo que o povo acordou. Neste texto vou dizer umas palavrinhas sobre tudo isso: o povo não acordou agora. Na verdade, o povo brasileiro sempre fez protestos e foi pras ruas. Só que agora tudo está mais divulgado pela televisão, jornal, revista, internet, rede social em uma comunicação muito mais rápida.

Mas os mais novos talvez não saibam, a menos que tenham estudado nos livros, mas nos anos 60 e 70 a juventude também fez muitos protestos no Brasil. Eram os duros tempos da ditadura.

Manifestar-se era proibido. Congresso, partidos políticos e os sindicatos foram fechados, e pela ditadura foram criados somente dois partidos: um a favor do governo militar, “Arena” (Aliança Renovadora Nacional), e o outro “ MDB” (Movimento Democrático Brasileiro) de oposição, no qual eu me filiei com 18 anos de idade. Foram tempos difíceis, não se podia manifestar em público, escrever ou dar opinião. Esse tempo passou depois de muitos protestos e com muita gente sendo presa  e até dando a vida pela democracia.

Depois veio o tempo das greves, no início dos anos 80 do ABC Paulista, liderado por aquele que depois seria eleito Presidente: o sindicalista Lula. Aí, surgiu o movimento da Emenda Dante de Oliveira em 84, que tinha por objetivo reinstaurar as eleições diretas para Presidente da República do Brasil interrompidas no País pelo Golpe Militar de 64, que teve uma enorme pressão popular, e logo recebeu o nome de “Diretas Já”. 

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...