RÁDIO NOSSA JOVEM GUARDA: No tempo do bonde, mas parece hoje
junho 17, 2013
No tempo do bonde, mas parece hoje
Vídeo de Regina Duarte se torna viral para estimular os protestos contra o reajuste da passagem
A atriz interpretou a compositora Chiquinha Gonzaga em minissérie homônima há quase 15 anos atrás e gravou uma cena na qual se recusa a pagar a nova tarifa do bonde
As discussões sobre as manifestações conta o aumento e em prol da redução da passagem de ônibus tomaram conta de todo o Brasil nos últimos dias. Diversos vídeos sobre o assunto estão sendo incessantemente compartilhados na rede, a maioria, de flagras da truculência da polícia ao tentar coibir os manifestantes.
Porém, uma cena da minissérie Chiquinha Gonzaga, gravada em 1999 e que tinha a compositora que dá nome a série interpretada pela atriz Regina Duarte também se tornou um viral nas redes sociais.
Na cena, a personagem, se recusa a pagar a nova tarifa do bonde. O vídeo faz referência a um protesto real, que aconteceu no final do século XIX, quando pessoas do povo e intelectuais protestaram contra um imposto aplicado a tarifa do bonde.
Além de chamar a atenção à situação histórica que se repete nos últimos dias, o vídeo serve também para convocar as pessoas a um novo protesto que ocorre nesta segunda-feira (17) em várias cidades do país.