O programa foi um fenômeno midiático que arrastou multidões, também designado como iê-iê-iê.
The Beatles eram enraizados no rock and roll dos anos 50, passando a assumir diversos gêneros desde o folk rock ao rock psicodélico, incorporando muitas vezes até elementos da música clássica e outras formas inovadoras, gerando a chamada “Beatlemania” que se espalharia pelo mundo afora, sem contar com outros monstros sagrados como os conjuntos como The Animals, The Rolling Stones e de cantores como Bob Dylan, Jimmy Hendrix, Joan Baez, Peter, Paul & Mary, entre muitos outros.
No Brasil, além dos consagrados artistas como Celly, Tony e Demétrius, entre outros, alguns novos componentes já começavam a manifestar seus talentos.
Por volta de 1958, alguns garotos como Tim Maia, Erasmo Carlos, Roberto Carlos e mais alguns componentes formavam o grupo Os Sputnikis e se lançavam no meio artístico, mesmo que timidamente e por pouco tempo.
Após a dissolução do conjunto cada um deles partiria, para uma carreira solo, em encontro com os novos grupos que surgiam tais como Golden Boys e Trio Esperança, além dos novíssimos conjuntos de rock como Renato e Seus Blue Caps, The Jordans, The Jet Blacks e The Clevers, bem como cantores como George Freedman, Cleide Alves, Ed Wilson e Wanderlea, entre outros.
A ascensão desses jovens talentos acabou chamando a atenção da TV Record, que encomendou a agência de propaganda Magaldi, Maia e Prosperi um novo programa como substituto aos jogos de futebol, cuja transmissão ao vivo fora proibida pela Ditadura Militar vigente na época.
Apesar deste cenário de grande tensão com o golpe de 64, com a declaração dos Atos Institucionais que gradativamente davam novos contornos ao país em regime ditatorial, ela também mostravam uma juventude composta de garotos ingênuos, desengajados politicamente e que adoravam cantar a realidade simples que eles conheciam e que passaram a dividi-lo com o povo brasileiro em geral, despreparado ainda para entender essa ditadura que começava a se instalar no país.
Dizem que inicialmente o programa deveria chamar-se “Festa de Arromba” como uma homenagem a música de Erasmo e Roberto Carlos, mas logo foi descartada e o programa estreou com o nome de Jovem Guarda, que foi uma idéia do publicitário Carlito Maia, retirado de uma frase do líder soviético Vladimir Lênin: “O futuro pertence à jovem guarda porque a velha está ultrapassada”.
Apesar de estarmos em plena ditadura, os próprios censores tão contrários ao comunismo, nem perceberam essa manobra de Carlito Maia e assim ficou. Para apresentar o programa foram convidados os cantores Roberto e Erasmo Carlos, bem como a Wanderléa, que dividiam a apresentação do espetáculo, que contou com diversos nomes já estabelecidos e outros novos que estavam chegando.
Em pouco tempo, o programa Jovem Guarda passou a ser um dos maiores fenômenos de audiência em todo o Brasil, além de servir como um catalisador de um movimento que colocou a música popular brasileira em sintonia com outros fenômenos musicais internacionais do rock, que naquela época era liderada pelos The Beatles, dando uma nova musicalidade, linguagem e criando novos padrões de comportamento.
Fonte:Informações tvsinopse