A Zeno.FM Station
RÁDIO NOSSA JOVEM GUARDA: Hoje 5 de junho: Aniversários da Ternurinha e do Tremendão

junho 05, 2013

Hoje 5 de junho: Aniversários da Ternurinha e do Tremendão


Erasmo Carlos e Wanderléa conseguiram firmar seus nomes na história da música nacional, virando referência para uns e trilha sonora da vida de outros. Hoje, Erasmo completa 72 anos e Wanderléa, 66.

Wanderléa Charlup Boere Salim, ou simplesmente Wanderléa, nasceu no dia 5 de junho de 1946. Como vocalista, ficou famosa com o iê-iê-iê da Jovem Guarda, e também foi atriz, destacando-se em “Juventude e Ternura”, de 1968. Naquele mesmo ano, contracenou com Roberto e Erasmo Carlos, de quem já era amiga, na peça “Roberto Carlos e o Diamante Cor-De-Rosa”.

A mineira nasceu em Governador Valadares, mas se mudou para o Rio de Janeiro aos nove anos. Aos dez, já ganhava diversos concursos nas rádios, e conseguiu lançar seu primeiro EP em 1962. Um ano depois, lançou um LP, que teve seu próprio nome como título. Foi na gravadora que conheceu Roberto Carlos (que namorou por um tempo) e Erasmo Carlos. A partir de 65, virou apresentadora do programa “Jovem Guarda”, que teve grande audiência e lançou muitos artistas. Quando a modinha passou, Wanderléa voltou a apenas cantar e, uma vez ou outra, faz covers de Erasmo Carlos e outros artistas.


Por sua vez, Erasmo Esteves que ficou conhecido como Erasmo Carlos, já nasceu no Rio de Janeiro, em 1941. Dando início a sua carreira pouco tempo antes de Wanderléa, foi sua parceria com Roberto Carlos que fez com que ambos crescessem. A dupla fez um enome sucesso nacional e internacional, escreveram mais de 500 músicas, venderam mais de 100 milhões de cópias em 50 anos de carreira e tem suas canções regravadas nas vozes de diversos outros artistas.

Erasmo é um símbolo da música nacional, passeando por MPB, rock, soul, samba e o que mais cair em suas mãos, desde quando aprendeu a tocar violão com Tim Maia, lá atrás em sua adolescência. Mesmo com a quantidade marcante de parcerias, o trabalho solo de Erasmo também é de uma grande contribuição e riqueza para a música nacional.

Então, fica nossa singela lembrança de um desejo de feliz aniversário para Wanderléa e Erasmo Carlos!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...