A Zeno.FM Station
RÁDIO NOSSA JOVEM GUARDA: Cantora Vanusa - A loirinha inesquecivel da jovem guarda

setembro 04, 2012

Cantora Vanusa - A loirinha inesquecivel da jovem guarda

Quero iniciar dizendo o seguinte: A querida e talentosa Vanusa foi criticada pouco tempo atraz por esquecer a letra de uma canção. Poucos meses depois desse ocorrido o Rei Roberto Carlos em uma entrevista no programa do Jô revelou que ele também esqueceu a letra de uma música de sua autoria em um show no Anhembi-SP, e como não conseguia mesmo lembrar inventou na hora uma letra em castelhano e foi enrolando até o fim.


Vanusa Santos Flores, nascida em 22/09/1947 em Cruzeiro, SP. Foi criada nas cidades mineira de Uberaba e Frutal

Com16 anos já tocava  violão e passou a atuar como cantora do conjunto de rock-baile Golden Lions.

Numa de suas apresentações foi ouvida por Sidney Carvalho, então na agência de propaganda Prosperi, Magaldi & Maia, que a convidou para ir a São Paulo.



Logo depois, passou a atuar com Renato Aragão e Wanderley Cardoso no programa Adoráveis Trapalhões, da TV Record de São Paulo.


Em 1968, gravou seu primeiro LP, na RCA Victor, no qual estreou também como compositora, com as músicas “Mundo colorido” e “Perdoa”, além de “Eu não quis magoar você”, esta em parceria com David Miranda. Nos anos seguintes, atuou em diversos festivais no Brasil e no exterior.





Em 1971, participou do VI FIC, da Rede Globo, com “Namorada”, que fez grande sucesso em parceria com o seu então marido Antônio Marcos.


Em 1973, lançou LP pela Continental, trazendo seu maior sucesso, a música “Manhãs de setembro”, parceria com Mário Campanha.
Em 1974, ganhou o prêmio de revelação feminina no Festival de Piriapolis, realizado no Uruguai. 

No ano seguinte lançou o LP “Amigos novos e antigos”, no qual gravou três composições de sua autoria, “Rotina”, com Mário Campanha, “Espelho”, com Sérgio Sá e “Vinho rosé da rainha sem rei”, com Gabino Correia. 

Esse disco estourou com a faixa “Paralelas”, composição de Belchior, uma das canções que marcaram a carreira da cantora.
Depois de se apresentar em festas e bailes, foi para São Paulo, onde estreou em 1966 no programa O Bom, de Eduardo Araújo, na TV Excelsior.

A intenção era lançar uma concorrente para Wanderléa. O primeiro sucesso da loura Vanusa na Jovem Guarda foi "Pra Nunca Mais Chorar" (Carlos Imperial/ E. Araújo).

Participou de programas humorísticos de televisão, de festivais da canção e gravou outros discos, entre eles o de 1973, com seu maior sucesso, "Manhãs de Setembro", sua e de Mário Campana. Também emplacou "Paralelas", de Belchior, em 77.





Em 1977, lançou pela gravadora Copacabana, com o cantor Ronnie Von, o LP “Cinderela 77”, trilha sonora de novela de televisão com o mesmo nome. 





No mesmo ano, gravou o LP “Vanusa 30 anos”, no qual interpretou “Lá no pé da serra”, de Elpídeo dos Santos e “Problemas”, de Mauro Motta e Raul Seixas. 

Ao longo dos anos 1980, prosseguiu com sua carreira gravando vários discos e participando de festivais. 


Ficou em terceiro lugar no Festival de Seul, realizado na Coréia do Sul, com “Mágica loucura”, em parceria com Augusto César Vannucci.


Em 1982, gravou “Basta um dia”, de Chico Buarque. 

Em 1985, gravou “Nossa canção”, de Pisca e Ronaldo Bastos e “Canção dos amantes”, de Renato Teixeira. 

Em 1991, participou do famoso Festival de Viña del Mar, no Chile, quando obteve o quinto lugar com “Quando o amor termina”, em parceria com Sérgio Augusto.

Em 1991, lançou o LP “Viva paixão”, no qual interpretou “Paralelas”, de Belchior.

Em 1994 lançou “Hino ao amor”, pela Leblon Discos, no qual interpretou a música título, de Edith Piaf e M. Monet, além de “Traição” e e”Arco-íris”, de sua autoria, entre outras.

Em meados da década de 1990, começou a escrever a sua autobiografia intitulada “Vanusa - a vida não pode ser só isso!”, publicada em 1997, pela editora paulistana Saraiva.


Ainda em 1997, teve seu show “A arte do espetáculo” gravado e lançado em CD pela RGE.
Nos primeiros anos 2000, continuou em atividade, apresentando-se em programas televisivos e shows pelo Brasil. Em 2001, a BMG lançou dois CDs com a regravação de quatro de seus LPs.

Em 2005, participou de diversos eventos e shows comemorativos dos 40 anos da Jovem Guarda, o projeto “Festa de arromba- 40 anos da Jovem Guarda”.

Programs  apresentado durante todo o mês de agosto, no Teatro II do CCBB (Centro Cultural do Banco do Brasil), no Rio de Janeiro, passando também por Brasília e São Paulo, no qual fez dupla com os Golden Boys, em temporada de 3 dias, alternada com outros expoentes da Jovem Guarda.

Neste programa também se apresentaram em duplas, como Erasmo Carlos e Wanderléa, Jerry Adriani e Waldirene, Wanderley Cardoso e Martinha. 

Com agenda lotada, a cantora participou de gravações, shows e programas comemorativos por todo o Brasil.

Em 2009, cantou o Hino Nacional Brasileiro de forma límpida. Com certeza, essa versão de uma das nossas maiores expressões de patriotismo tornar-se-á o maior sucesso de sua carreira, o que contribuirá para a difusão do nosso hino.


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...