A Zeno.FM Station
RÁDIO NOSSA JOVEM GUARDA: Silvio Santos - Uma história de sucesso

setembro 14, 2012

Silvio Santos - Uma história de sucesso


Um dos maiores comunicadores da TV brasileira, Silvio Santos estreou em 1962 na TV Paulista, com o programa "Vamos brincar de Forca?". Começou comprando o programa e vendendo aos pedaços.


Sílvio Santos nasceu em 12 de dezembro de 1930, no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, muitos não sabem, mas seu nome verdadeiro é Senor Abravanel, quando começou a na televisão ele criou seu nome artístico, Silvio era originado de sua mãe, que não concordava com nome original do filho, enquanto que o sobrenome Santos, foi ele mesmo que escolheu, em alusão aos “santos”, com quem ele contava que o ajudariam a ter sorte em sua vida.




Silvio Santos o primeiro dos seis filhos de Alberto Abravanel era turco, proprietário de uma pequena loja de artigos para turistas, enquanto que sua mãe Rebeca Abravanel era grega. Ele também é descendente de um estadista e filósofo judeu-português Isaac Abravanel.

Sua família sendo de classe média, o jovem Silvio Santos ainda com 14 anos resolveu seguir o exemplo de seu pai e quis abrir seu próprio negócio, se tornando camelô, junto de seu irmão Leon e um sobrinho de Adolpho Bloch.


O primeiro produto que vendeu foram carteirinhas para título de eleitor, pois após a queda de Getúlio Vargas, as pessoas deveriam renovar ou mesmo tirar seu título de eleitor, e Silvio Santos como sempre tivera tino comercial, viu uma grande oportunidade de fazer negócio. Assim suas carteirinhas fizeram um grande sucesso, fazendo-o faturar bastante.

Mais tarde ele mudou de ponto indo para Niterói, onde faturou ainda mais, para chamar a atenção do público ele colocava música e falava com entusiasmo de seus produtos, divertindo as pessoas. Sua voz como era forte e animada chamava a atenção das pessoas, ele também distribuía cartelas de bingo e fazia sorteios.

Rádio Mauau. 1948 - Manuel Jorge, Miss Guanabara, Silveira Lima e Silvio Santos.

Pelo seu talento Sílvio conquistou o primeiro lugar no teste da Rádio Nacional, onde conheceu Manoel da Nóbrega, ele chegou a ganhar de grandes nomes como Chico Anysio e José Vasconcelos. Ele foi convidado para ser locutor na Radio Guanabara, mas ficou apenas um mês como radialista, pois chegou a conclusão que como comerciante ganhava mais.  Aos 18 anos ele serviu o Exército Brasileiro como paraquedista em Deodoro.



Mais tarde ele criou um serviço de alto falantes para anunciar produtos, assim tornando as viagens nas embarcações que iam do Rio de Janeiro à Niterói mais dinâmicas. E a ideia fez tanto sucesso que nas barcas para a Ilha Paquetá, os passageiros faziam filas nos bebedouros d água após dançarem as músicas tocas por Sílvio, pensando nisso como mais uma oportunidade de negócio, Sílvio teve a ideia de vender bebidas às pessoas, assim fez um acordo com a cervejaria Antarctica para vender cerveja e refrigerantes, e na compra o consumidor ganhava uma cartela de bingo para concorrer  a prêmios, entre eles jarras e quadros.


Em seguida entrou para o ramo de Shows e Loterias, onde ficou conhecido como Peru, por falar muito e ficar vermelho. Assim ele foi convidado pelo diretor da Antártida para São Paulo, onde ele começou a trabalhar em bares, apresentando espetáculos e sorteios em caravanas artísticas. Assim as caravanas do Peru Falante, como o chamavam, ficaram conhecidas na capital de São Paulo, em cidades do interior e em outros estados.


Em 1957 ele se tornou administrador do “Baú da Felicidade”, empresa de carnes e sorteios criada por Manuel de Nóbrega, mais tarde ele se casou com Maria Aparecida, a Cidinha, com quem teve duas filhas, Cintia e Sílvia. A partir daí ele adotou seu nome artístico.  Ele estreou na televisão em 1962, como programa Vamos brincar de forca, onde ele adaptou o formato dos shows, espetáculos e sorteios que fazia no circo, foi transmitido pela TV Paulista.


Ele alcançou grande sucesso, tanto que acabou sendo contratado pela Rede Globo, mas algum tempo depois saiu por não conseguir se tornar acionista. Então ele foi para outras emissoras como Rede Tupi e Rede Record, onde conseguiu 50% das ações da TV. Na década de 70 Cidinha faleceu, e Sílvio de casou novamente, com Íris, tendo mais quatro filhas, Daniela, Patrícia, Rebeca e Renata.  Anos depois em 1981, ele criou o SBT – Sistema Brasileiro de Televisão, seu grande empreendimento.

Onde ele apresenta até hoje seu tradicional Programa Sílvio Santos, que é uma grande atração da televisão brasileira, pois com sua simpatia e bom humor, Silvio Santos sempre cativou as pessoas, apresentando os quadros mais engraçados da televisão, assim conquistando o público brasileiros, mas ele também continuou a vender produtos como o Baú da Felicidade, Produtos Jequiti Cosméticos, Tele Sena, entre outros.

Além de ser apresentador e empresário, Sílvio Santos também fez sucesso como compositor e cantor de marchinhas, uma das que mais fez sucesso foi a Pipa do Vovô Não Sobe Mais, uma paródia animada sobre a impotência sexual masculina. Ele também chegou a se candidatar à Presidência da República em solicitação do meio político, em 1989, mas teve a candidatura impugnada por questões de lei eleitoral. Então ele retirou seu nome das listas e dos assédios políticos e voltou aos seus trabalhos.

 Em 2001 o empresário passou maus bocados, pois sua família foi vítima de sequestros, primeira sua filha Patrícia, deles ele mesmo. Mas felizmente tudo acabou bem. Porém nos últimos tempos, por causa de um rombo nas contas do Banco PanAnamericano, Silvio Santos vem passando por problemas financeiros, tanto que teve que colocar o SBT, Baú da Felicidade e a Jequiti Cosméticos como garantias de negócio.


Para ajudar nisso, seu canal de televisão perdeu a vice-liderança, mas o empresário está longe de ficar pobre, já que possui um patrimônio avaliado em 6 bilhões de reais.  No ano de 2006, Silvio Santos decidiu que Patrícia Abravanel, uma de suas seis filhas, será a sucessora de seus negócios.


Única apresentação de Roberto Carlos no Programa Silvio Santos
Desculpem pela a qualidade da fita VHS, mas como registro histórico, é válido!




Famoso vídeo do poste e do bambu

Créditos: 3 fotos antigas extraidas de:http://www.paginadosilviosantos.com

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...