agosto 02, 2012

Cantora Sylvinha Araújo - Saudades


Sílvia Maria Vieira Peixoto
* Mariana, MG. – 16 de setembro de 1951 d.C
+ São Paulo, SP. – 26 de Junho de 2008 d.C

Sylvinha nasceu em Mariana e foi criada em São João Del Rey (ambas em Minas Gerais), e tornou-se cantora com apenas 14 anos, quando lançou seu primeiro disco, nos palcos da extinta TV Excelsior, com as músicas “Vou botar Pra Quebrar” e “Feitiço de Broto”.
Silvinha surgiu no cenário nacional junto com o pessoal da Jovem Guarda Roberto e Erasmo Carlos, Wanderléia e outros. Em seguida passou a se apresentar no programa de Eduardo Araújo, “O Bom”, com o qual viria se casar.
Quando a jovem guarda saiu das paradas, a cantora se afastou dos palcos e foi cuidar dos filhos.

Voltou a cantar como vocalista, fazendo coro em comercias (jingles). Quando a cantora principal faltou a uma gravação, Sylvinha substituiu-a e, a partir daí, ficou sendo a cantora principal. Durante mais de 20 anos tornou-se uma estrela dentro dos estúdios e certamente a voz mais ouvida no Brasil em campanhas para Credicard, Fermento Royal, Mc Donald’s, Coca-Cola, Unibanco e Varig.

Silvinha fez parte, à essa época, de um conjunto vocal chamado 4X4, juntamente com Edgard Gianullo, Ângela Márcia e Faud Salomão, todos cantores de jingles. Sua voz potente emprestou força a canções como “Paraíba” (de Luiz Gonzaga) e rendeu comparações até com a cantora americana Janis Joplin.

Chegou a vender mais de um milhão de discos na carreira e gravou inúmeros jingles publicitários. Nos anos 70 afastou-se da música. Voltou a cantar no final da década. Entre os anos 70 e 80 ela foi jurada de programas de calouros apresentados por Sílvio Santos.

A cantora, junto com o marido se dedicava à sua gravadora, a Number One e em 2001 lançou o CD Suave é a Noite.


Ao lado do marido,  a compilação ao vivo “40 Anos de Jovem Guarda”

Obs. Você pode dar pausa no player do blog que fica na parte inferior do blog

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por nos dar o prazer da sua visita.
Seu comentario será publicado depois de moderado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Blogger Templates