1957 - 1ª Kombi fabricada no Brasil
Ela chegou antes da Jovem Guarda, vários conjuntos (hoje é banda) da época usavam a Kombi para transportar sua guitarras, amplificadores, etc, em suas apresentações.
1969 - Kombi em testes
"Não há maneira mais barata e eficiente de se transportar uma tonelada de carga coberta", diz Marcelo Olival, gerente executivo de Vendas e Marketing de Comerciais Leves da Volkswagen.
Modelo de maior longevidade na história da indústria automotiva mundial, a Kombi passou por muitas mudanças, mas já sente dificuldade para acompanhar o avanço da tecnologia e da legislação.
Com a obrigatoriedade da instalação de freios ABS e airbags até 2014, a Kombi pode sair de linha. A Volkswagen ainda faz mistério sobre o futuro do veículo.
HISTÓRIA
A Kombi foi idealizada pelo holandês Ben Pon na década de 40, que pretendia incluir o famoso conjunto mecânico do Fusca em um veículo leve de carga.
A produção do modelo começou na Alemanha em 1950. O modelo tinha carroceria monobloco, suspensão reforçada e motor traseiro, refrigerado a ar, de 25 cv.
A fabricação no Brasil começou em 1957. A versão pick-up surge em 1967, já com motor de 1.500 cm³ e sistema elétrico de 12 volts.
Em 1975, com uma reestilização, a Kombi passa a ser equipada com o motor 1.6l e, três anos mais tarde, o modelo ganha dupla carburação.
O motor diesel 1.6l, refrigerado a água, surgiu em 1981, mesmo ano do lançamento das versões furgão e pick-up com cabine dupla. No ano seguinte, surge a versão a etanol.
Nos anos 90 foram incorporados equipamentos de segurança e conforto, como cinto de três pontos e porta lateral.
Edição especial em comemoração aos 50 anos
No final de 2005, a Kombi passou a ser equipada com o motor 1.4 Total Flex (arrefecido a água), segundo a VW, até 34% mais potente e cerca de 30% mais econômico do que o antecessor refrigerado a ar.