agosto 30, 2012

Kombi, completa 55 anos no Brasil

1957 - 1ª Kombi fabricada no Brasil

Ela chegou antes da Jovem Guarda, vários conjuntos (hoje é banda) da época usavam a Kombi para transportar sua guitarras, amplificadores, etc, em suas apresentações.

A Volkswagen comemora neste domingo (2/9) os 55 anos de fabricação da Kombi no Brasil. Produzida em São Bernardo do Campo desde 1957, o utilitário foi o primeiro modelo da marca feito no Brasil.

1969 - Kombi em testes

Líder de vendas de sua categoria, a Kombi se destaca pela versatilidade e pelo baixo custo. Em julho, passou a marca de 1,5 milhão de unidades produzidas desde seu lançamento.

"Não há maneira mais barata e eficiente de se transportar uma tonelada de carga coberta", diz Marcelo Olival, gerente executivo de Vendas e Marketing de Comerciais Leves da Volkswagen.

Modelo de maior longevidade na história da indústria automotiva mundial, a Kombi passou por muitas mudanças, mas já sente dificuldade para acompanhar o avanço da tecnologia e da legislação.

Com a obrigatoriedade da instalação de freios ABS e airbags até 2014, a Kombi pode sair de linha. A Volkswagen ainda faz mistério sobre o futuro do veículo.


HISTÓRIA

A Kombi foi idealizada pelo holandês Ben Pon na década de 40, que pretendia incluir o famoso conjunto mecânico do Fusca em um veículo leve de carga.

A produção do modelo começou na Alemanha em 1950. O modelo tinha carroceria monobloco, suspensão reforçada e motor traseiro, refrigerado a ar, de 25 cv.

A fabricação no Brasil começou em 1957. A versão pick-up surge em 1967, já com motor de 1.500 cm³ e sistema elétrico de 12 volts.

Em 1975, com uma reestilização, a Kombi passa a ser equipada com o motor 1.6l e, três anos mais tarde, o modelo ganha dupla carburação.

O motor diesel 1.6l, refrigerado a água, surgiu em 1981, mesmo ano do lançamento das versões furgão e pick-up com cabine dupla. No ano seguinte, surge a versão a etanol.

Nos anos 90 foram incorporados equipamentos de segurança e conforto, como cinto de três pontos e porta lateral.
Edição especial em comemoração aos 50 anos

No final de 2005, a Kombi passou a ser equipada com o motor 1.4 Total Flex (arrefecido a água), segundo a VW, até 34% mais potente e cerca de 30% mais econômico do que o antecessor refrigerado a ar.


4 comentários:

  1. Nossa! 55 anos de fabricação no Brasil???
    Muito interessante!
    A kombi ou combi é um veículo que apesar de lerdo é muito bom!
    Bjoks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Óla Jaqueline,

      Obrigado pelo comentário e por colaborar aqui com o blog.
      Como diria o Rei nos tempos da Jovem Guarda..."Você é barra limpa bicho"

      Abração

      Excluir
  2. Que delicia de blog!!
    O Adilson Ramos merese tudo isto e muito mais,pois com a voz
    que DEUS lhe deu,e a humildade,é tudo para nos fã.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Óla Bel Cris,

      É um grande prazer contar com a sua presença aqui no blog. Adilson Ramos é um ícone na música do Brasil e um talento imenso.
      Obrigado pelo comentário e continue com a gente.

      Um grande abraço

      Excluir

Obrigado por nos dar o prazer da sua visita.
Seu comentario será publicado depois de moderado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Blogger Templates